Em uma manhã de março, a balconista Adriana Neves, 42 anos, afligiu-se. Por alguns minutos, ela imaginou que o filho Matheus Neves, 15, poderia está envolvido com práticas ilícitas. “Vamos ali sacar um dinheiro, mãe”, convidou o garoto. “Que dinheiro, meu filho?”, perguntou ela, desconfiada. Matheus ocupa o tempo com duas atividades: estudo escolar e produção de vídeos sobre games. Para alívio de Adriana, o dinheiro era proveniente do canal que o jovem mantém no Youtube.
Com os recentes atrativos tecnológicos, interações e nova cultura digital, jovens têm usado plataformas online para produzir conteúdos voltados para a área de games e como alternativa para conseguirem dinheiro.
E é nesse meio que Matheus, um apaixonado por jogos, atua. No canal, que possui cerca de 84 mil inscritos, ele comenta os games, novidades do mercado e compartilha dicas. O garoto possui parcerias com outros youtubers, empresa de celular e lojas de diferentes ramos. O valor arrecadado ainda não é o que ele almeja. Ganha cerca de R$ 300 mensalmente.
Morador da Boca do Rio, o youtuber não possui computador e toda a produção dos vídeos é feita pelo celular. Em uma área da casa onde futuramente será o quarto dele, Matheus leva entre três e quatro horas para gravar e editar os conteúdos que publica. Com o auxílio de fones de ouvido, esponja e outros recursos, ele tenta captar o melhor áudio possível para os vídeos.
Quando viu o filho começar a produzir vídeos há dois anos, Adriana admite que ficou com receio da movimentação de Matheus na internet, mas acreditava que era melhor ter o filho em casa, por perto, do que na rua.
“O meu filho é uma pessoa muito esforçada. Mas eu já disse que é para ele não parar de estudar. E ele não vai parar. Ele gosta de gravar os vídeos e estou sempre acompanhando o que ele faz”, diz Adriana.
Para o futuro, o jovem quer conquistar mais seguidores, visualizações e, consequentemente, uma quantia monetária maior do que a de atualmente. Além dos objetivos a médio prazo, ele também almeja fazer faculdade na área de produção audiovisual e de games.
“Por agora, quero investir na qualidade dos vídeos. Comprar um microfone, trazer novos conteúdos e novas propostas para o público que me acompanha. E continuar os meus estudos”, lista Matheus.
Com a mesma imersão no mundo dos jogos, mas com foco voltado para produção de games, especialmente para dispositivo móvel, Dário Silva, 18, explica que o contato com os jogos aconteceu cedo, tendo o pai como inspiração.
Dário também possui canal no youtube, onde produz vídeos, mas não com frequência. Ele destaca que o foco é a produção de jogos, mas que em breve será mais ativo no youtube, na tentativa de conseguir dinheiro extra.
Atualmente, o garoto auxilia o pai nas aulas de games do Centro Juvenil do Colégio Central, na Avenida Joana Angélica. Ele está com três projetos de jogos. No entanto, a produção está lenta, pois Dário está sem computador em casa, na Fazenda Grande do Retiro.
O mais recente jogo do jovem é sobre a saga de um mago que entra em castelos para conseguir joias. Durante o percurso, enfrenta diversos obstáculos. A principal característica dos jogos produzidos por Dário é que eles são constituídos de pixels visíveis, tendo como base o Pixel Art, na tentativa de trazer uma abordagem retrô ao conteúdo.
“Para mim, a arte em pixel é interessante, pois revela muita coisa do jogo com pouca informação. O jogo é uma arte. Percebo que muitos jovens têm produzido conteúdo relacionado a jogos”, comenta.
Com o aumento da produção e repercussão, surgem os riscos. Foi o caso de Matheus, que teve a conta do canal no youtube invadida em março. Ele acionou a polícia civil, mas já teve a conta recuperada em contato com o youtube.
“Quando minha conta foi invadida eu tinha cerca de 77 mil inscritos. Entraram em contato comigo, via e-mail, em nome de um patrocinador, oferecendo propostas de parceria. A pessoa acabou por ter acesso à minha conta, para divulgar anúncios, mas o que fez foi me remover da conta. Agora, fico mais atento às propostas que surgem”, afirma Matheus.
A Tarde
More Stories
Camaçari: Prefeito Caetano participa da entrega das cesta de Páscoa
Prefeito de Feira de Santana se reúne com Governo da Bahia para tratar do Programa Bahia pela Paz
Populares organizam manifestação contra blitz no trânsito de Candeias