quarta-feira , 24 abril 2019
Home / Destaque / Jornada Pedagógica (re)pensa o sistema de Ensino de São Sebastião do Passé

Jornada Pedagógica (re)pensa o sistema de Ensino de São Sebastião do Passé

A Prefeitura realizou na noite dessa segunda-feira (05/02), a abertura da Jornada Pedagógica 2018. O evento, realizado na Quadra do Colégio Municipal Dr. João Paim, teve como tema “(Re)pensando a educação a partir das interfaces do currículo escolar”. O artista sebastianense Cleisson Santana abriu a programação com um show de voz e violão. Em seguida, a Companhia de Ballet da Casa da Cultura Maestro Manoel Gomes apresentou a adaptação da coreografia “O Lago dos Cisnes”. Participaram da solenidade secretários municipais, vereadores, gestores, coordenadores, professores, servidores, imprensa e a comunidade em geral.

Após as apresentações culturais, houve a formação oficial da mesa: o prefeito Dr. Breno Konrad; a Secretária de Educação e Cultura, Márcia Regina Leal; o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Joel Ribeiro; a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS/FUNDEB), Sandra Cristina Amaral; a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Maria da Conceição de Souza; representando os professores, a prof.ªFrancisca Jorge dos Santos; e o palestrante Prof. Dr. Geraldo Peçanha.

A Jornada Pedagógica marcou o início do ano letivo e levantou a discussão sobre como adequar o currículo escolar de acordo com a Nova Base Comum Curricular (BNCC), de forma a proporcionar uma aprendizagem mais igualitária e eficaz. Segundo Márcia Regina, Secretária de Educação e Cultura, o objetivo é fazer com que os profissionais de Educação saibam que o ano letivo está começando e discutam sobre o tema proposto. “O foco da Jornada Pedagógica é iniciar o ano letivo, é uma espécie de chamado à ação de que as aulas estão a começar e, de acordo ao tema proposto, os professores comecem a pensar o que será feito ao longo do ano letivo por inteiro. Eles vão se planejar, pensar, refletir, ressignificar o currículo e a prática deles diante do tema que lançamos. Inclusive, as ações devem estar dentro dessa realidade, dessa discussão”, destacou ela.

Após o uso da palavra dos componentes da mesa e da apresentação da orquestra de violão da Casa da Cultura, houve o psicanalista e doutor em Letras e Literatura, Geraldo Peçanha de Almeida, iniciou a abordagem do tema “O trabalho como prática de felicidade” e fez uma análise do cenário educacional sebastianense. De acordo com o palestrante, a interface curricular proporciona ao município trabalhar 30% do currículo com a realidade local do aluno. “Com essa base nacional comum dos conteúdos, o Ministério da Educação deixou para que os municípios possam fazer a escolha de mais ou menos 30% dos conteúdos a serem ensinados nas escolas e 70% dos conteúdos (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes) serão determinados pelo MEC. Havia uma cobrança dos municípios de que a realidade da Bahia é diferente da realidade da Amazônia, que é diferente da realidade do Rio Grande do Sul, então o Governo permitiu que cada município pudesse flexibilizar, ou seja, adaptar 30% desse currículo com a cultura e a realidade local do aluno”, comentou o psicanalista.

Para o prefeito Dr. Breno Konrad, foi uma satisfação iniciar Jornada 2018. Ele pediu a união de todos em prol de uma educação de qualidade. “É com muita satisfação que participo da segunda Jornada Pedagógica ao lado dos professores. Esse é um momento ímpar e agradeço a todos que compõem a rede municipal de ensino pelo empenho para superar as dificuldades. Temos consciência de que através da educação, as crianças e jovens da nossa cidade terão oportunidade de formarem-se como cidadãos capazes de contribuir de forma realmente participativa nas questões sociais do nosso país. Para isso, é necessário um esforço conjunto para enfrentar os desafios com o quais nos deparamos. Estou à disposição para que, juntos, possamos fazer uma educação melhor para o nosso município”, finalizou.

Uma apresentação de Zumba marcou o encerramento do evento, que terá continuidade nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro (terça a quinta), nas unidades escolares, com a elaboração do planejamento para o ano letivo.

HOMENAGEM

A noite de abertura da Jornada Pedagógica 2018 também foi de muita emoção, gratidão e reconhecimento pelo esforço de anos. A professora Francisca Jorge dos Santos recebeu uma homenagem dos alunos Fabrício Santos e Rayelle Paiva pela sua aposentadoria.

Fonte: Ascom

Veja Também

Aberta inscrição para eleição no Conselho Tutelar de Candeias

Share this on WhatsApp Estão abertas as inscrições para quem deseja participar da eleição para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *