O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Inglaterra supera gol da Colômbia aos 48 do 2º tempo, vence nos pênaltis pela 1ª vez e vai às quartas

A Inglaterra está nas quartas de final da Copa do Mundo 2018.

INGLATERRA

Nesta terça-feira, na Arena Otkrytie, em Moscou, a campeã mundial de 1966 venceu a Colômbia nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, pelas oitavas de final, em um jogo emocionante, classificando-se para a próxima fase.

Foi a primeira vez que os ingleses ganharam uma decisão por pênaltis no torneio da Fifa. Antes, haviam sido eliminados na marca da cal contra a Alemanha, em 1990; Argentina, em 1998; e Portugal, em 2006.

No tempo normal, o English Team abriu 1 a 0 com Harry Kane, de pênalti, mas viu o zagueiro Yerry Mina marcar de cabeça aos 48 minutos do segundo tempo, levando o duelo para a prorrogação, e, depois, para os pênaltis.

Na hora H, porém, os ingleses prevaleceram, com uma grande defesa do goleiro Pickford em chute de Bacca, avançando no torneio.

A partida, aliás, lembrou os jogos da Copa Libertadores, com muitas faltas, entradas ríspidas, simulações, catimba e reclamações com o (péssimo) árbitro norte-americano Mark Geiger.

Ao todo, foram 36 faltas (23 colombianas, 13 inglesas) e cartões amarelos distribuídos a rodo: Barrios, Bacca, Cuadrado, Carlos Sánchez, Bacca, Falcao García e Arias para os cafeteros e Lingard e Henderson para o English Team).

Agora, a Inglaterra encara a Suécia, que eliminou a Suíça também nesta terça-feira com uma vitória por 1 a 0. A partida será no sábado, às 11h (de Brasília), em Samara.

O JOGO

A primeira boa chance da partida foi aos 5 minutos, depois de Mina colocar a mão na bola na lateral da grande área. Na cobrança de falta, Ashley Young tentou surpreender o goleiro Ospina com uma batida direta, mas o arqueiro afastou bem.

Os britânicos seguiram em cima, e ficaram muito perto de marcar aos 15, quando Trippier foi à linha de fundo e cruzou para Harry Kane. O matador do Tottenham chegou de peixinho, mandando por cima da meta colombiana por pouco.

Depois disso, porém, a partida caiu de ritmo, com os dois times perdendo muitas bolas no meio-campo, e ninguém acertando um ataque preciso. As faltas e jogadas ríspidas também ficaram frequentes, evidenciando a tensão em campo.

Com os dois times brigando muito, as chances rarearam. Os torcedores só se levantaram novamente aos 41, quando Trippier teve grande oportunidade em cobrança de falta, mas bateu um pouco ao lado da meta de Ospina, que só acompanhou.

Nos últimos lances de destaque da primeira etapa, Harry Kane arriscou de fora da área, só que seu chute saiu torto, sem qualquer perigo para os cafeteros. Na resposta, Quintero bateu de longe para defesa tranquila de Pickford.

O segundo tempo começou no mesmo ritmo, com muita tensão e erros dos dois lados. Até que a defesa colombiana resolveu dar uma ajudinha para os ingleses…

Aos 8 minutos, Carlos Sánchez empurrou Harry Kane na área e o árbitro Mark Geiger anotou pênalti sem titubear. O próprio camisa 9 pediu a bola e bateu com muita tranquilidade, deslocando Ospina e abrindo o placar na Arena Otkrytie.

Após sofrer o gol, o time sul-americano, que já estava uma pilha de nervos, passou a ficar ainda mais irritado, propiciando oportunidades para a Inglaterra. Como aos 17 minutos, quando Dele ficou a centímetros de anotar de cabeça e ampliar.

A Colômbia tentava na base do desespero, enquanto o English Team contra-atavaca em velocidade. Aos 31, Lingard reclamou muito após ser travado com carrinho de Davinson Sánchez na área. Desta vez, Mark Geiger mandou seguir.

 

Quando a derrota parecia certa, porém, Yerry Mina apareceu novamente ao resgate da Colômbia. Nos acréscimos, ele subiu no 3º andar e cabeceou para o fundo das redes, fazendo o estádio explodir de alegria e levando o jogo para a prorrogação.

No primeiro tempo extra, os sul-americanos aproveitaram o abalo emocional dos europeus e foram melhores, mas não conseguiram virar. Mina, novamente de cabeça, teve a melhor chance de colocar os colombianos na frente.

Na etapa seguinte, foi a Inglaterra quem chegou mais perto de marcar: Rose recebeu enfiada de bola e bateu cruzado, tirando tinta da trave de Ospina. Depois, Dier cabeceou livre um escanteio, mas pegou mal e mandou por cima da meta.

Estava mesmo escrito que a partida iria para os pênaltis em Moscou.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 1 (3) x (4) 1 INGLATERRA

Local: Arena Otkrytie, em Moscou (RUS)
Data: 3 de julho de 2018, terça-feira
Horário: 15h (de Brasília)
Público:
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Joe Fletcher (CAN) e Frank Anderson (EUA)
VAR: Danny Makkelie (HOL), Carlos Astroza (CHI), Pawel Gil (POL) e Mauro Vigliano (ITA)
Cartões amarelos: Barrios, Bacca, Cuadrado, Carlos Sánchez, Bacca, Falcao García e Arias (COL); Lingard e Henderson (ING)

GOLS
COLÔMBIA: Mina, aos 48 minutos do segundo tempo
INGLATERRA: Harry Kane, aos 12 minutos do segundo tempo

PÊNALTIS
COLÔMBIA: Falcao García (O), Cuadrado (O), Muriel (O), Uribe (X), Bacca (X)
INGLATERRA: Kane (O), Rashford (O), Henderson (X), Trippier (O), Dier (O)

COLÔMBIA: Ospina; Arias (Zapata), Mina, Davinson Sánchez e Mojica; Barrios, Carlos Sánchez (Uribe), Lerma (Bacca), Cuadrado e Quintero; Falcao García Técnico: José Pékerman

INGLATERRA: Pickford; Walker (Rashford), Stones e Maguire; Trippier, Dele (Dier), Henderson, Lingard e Young (Rose); Sterling (Vardy) e Kane Técnico: Gareth Southgate

 

 

ESPN