O idoso de 78 anos que atirou contra o ex-cunhado dentro de um mercado de um condomínio no bairro de São Marcos, em Salvador, teve a prisão preventiva decretada na manhã desta quarta-feira (4) após audiência de custódia.
O crime foi cometido por Antônio Augusto de Almeida Gomes na segunda-feira (2). O suspeito não aceitava o fim da relação com a ex-companheira, com quem viveu por mais de 20 anos, e acreditava que os irmãos influenciavam nas decisões dela, inclusive de se separar dele.
Demerval Pereira Bahia é o dono do estabelecimento e trabalhava no local quando foi surpreendido. Após balear a vítima, o suspeito ainda invadiu o Hospital São Rafael, onde ela segue internada.
No local, Antônio Augusto atirou contra a própria cabeça. Os dois sobreviveram. O suspeito está custodiado na unidade de saúde, e não foram divulgadas mais informações sobre o quadro dele.
Já a vítima, atingida no abdômen e braço, está lúcida. A família deseja transferi-lo para um hospital público por falta de condições financeiras para arcar com os custos da unidade particular. Em nota, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que a regulação já foi solicitada e aguarda vaga em um hospital que atenda às necessidades do paciente.
Relacionamento tóxico
Ao programa Bahia Meio Dia, da TV Bahia, na terça-feira (3), a esposa de Demerval disse que o suspeito já havia ameaçado o ex-cunhado. A equipe do BATV, também da emissora, obteve acesso a um áudio que expõe as ameaças à família.
“Já acertei com um traficante pra passar a régua no careca. O traficante tem uma pessoa que mora lá dentro, então eu já acertei o pagamento de R$ 5 mil pra ele, entendeu? E ele disse que vai preparar o espeto pra meter na barriga dele, viu?! Eu já matei Dermeval”, disse Antônio Augusto em mensagem de áudio.
Saiba mais sobre a agressão
A câmera de segurança do mercadinho registrou a ação criminosa. Através das imagens, é possível ver que Antônio Augusto dispara contra Demerval pela janela. Depois, o atirador entra no estabelecimento, deflagra mais tiros e sai do local.
“A gente só viu o senhor Antônio Augusto chegando na janela e, de arma em punho, já foi praticamente atirando no meu esposo e disse: ‘fique aí'”, relatou a esposa da vítima, que preferiu não se identificar. Ela também estava no local e acompanhou toda a ação.
“Nesse ‘fique aí’ que ele disparou, meu esposo se jogou no chão pra se proteger e me pediu pra também me esconder, então eu recuei, fiquei escondida lá no depósito que a gente tem lá do mercadinho que nós trabalhamos, e ele viu que [o tiro] não tinha pego. Ele voltou, entrou, abriu o portão e aí desferiu mais quatro tiros no meu esposo”.
Ainda não se sabe como o idoso teve acesso ao condomínio, já que ele não mora no local.
A advogada da família da vítima, Sandra Miranda, informou que a ex-companheira do idoso terminou um relacionamento de mais de duas décadas com ele no início deste ano. Antônio Augusto, no entanto, não aceitava a decisão e acreditava que os irmãos da mulher — um deles Demerval — a incentivaram a romper com ele.
De acordo com Sandra, a mulher tem uma medida protetiva contra o ex-companheiro, que foi descumprida várias vezes. Ela mora no mesmo condomínio onde aconteceu o crime, mas estava em viagem quando tudo aconteceu.
Ao programa Bahia Meio Dia, da TV Bahia, a esposa da vítima disse que a relação entre o idoso e a cunhada era tóxica. “Ela não falava muito porque ficava com medo dos irmãos buscarem satisfação. Ela sempre procurava apaziguar”, detalhou a testemunha.
“Ela sempre foi uma boa esposa. Ele era agressivo com as palavras e isso tudo fez com que ela tomasse a decisão de terminar, até porque ele ameaçou a vida dela”.
More Stories
Homem é espancado após tentar roubar clientes com arma falsa em barraca de acarajé famosa em Salvador
Três pessoas da mesma família morrem após carro cair em canal de irrigação no interior da Bahia; vítimas voltavam de aniversário
Goleiro de futebol amador é morto a facadas no interior da Bahia