A diligência teve como objetivo assegurar que os consumidores recebam produtos com o peso correto durante os festejos religiosos.
Durante o período de 20 a 26 de setembro, os fiscais do Ibametro percorreram supermercados, feiras e mercadinhos de bairro para avaliar a conformidade dos produtos amplamente utilizados na preparação desses pratos tradicionais. Entre os itens fiscalizados estavam o azeite de dendê, o camarão seco, leite de coco, quiabo, abará, acarajé, balas, castanha e amendoim.
De um total de 45 produtos submetidos à verificação metrológica, dois deles foram reprovados por apresentarem peso abaixo do tolerado pelas normas vigentes. O azeite de dendê e o camarão seco foram os produtos que não atenderam às especificações de peso estabelecidas, representando 5% do total verificado.
O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, enfatizou a importância dessa fiscalização para garantir que os consumidores recebam produtos com as quantidades corretas, evitando prejuízos financeiros durante os festejos religiosos. “Nossa missão é proteger, também, o bolso do consumidor, garantindo que os produtos estejam de acordo com o que é indicado nas embalagens”, afirmou.
Cabe ressaltar que, caso qualquer consumidor desconfie de irregularidades nos produtos, o Ibametro disponibiliza o número da Ouvidoria para denúncias: 0800-0711888.
Fonte: Ascom/Ibametro
More Stories
Operação prende empresário suspeito de encomendar incêndios na BA; prejuízo foi de R$ 15 milhões
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Jogando na Fonte: Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias