A diligência teve como objetivo assegurar que os consumidores recebam produtos com o peso correto durante os festejos religiosos.
Durante o período de 20 a 26 de setembro, os fiscais do Ibametro percorreram supermercados, feiras e mercadinhos de bairro para avaliar a conformidade dos produtos amplamente utilizados na preparação desses pratos tradicionais. Entre os itens fiscalizados estavam o azeite de dendê, o camarão seco, leite de coco, quiabo, abará, acarajé, balas, castanha e amendoim.
De um total de 45 produtos submetidos à verificação metrológica, dois deles foram reprovados por apresentarem peso abaixo do tolerado pelas normas vigentes. O azeite de dendê e o camarão seco foram os produtos que não atenderam às especificações de peso estabelecidas, representando 5% do total verificado.
O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, enfatizou a importância dessa fiscalização para garantir que os consumidores recebam produtos com as quantidades corretas, evitando prejuízos financeiros durante os festejos religiosos. “Nossa missão é proteger, também, o bolso do consumidor, garantindo que os produtos estejam de acordo com o que é indicado nas embalagens”, afirmou.
Cabe ressaltar que, caso qualquer consumidor desconfie de irregularidades nos produtos, o Ibametro disponibiliza o número da Ouvidoria para denúncias: 0800-0711888.
Fonte: Ascom/Ibametro
More Stories
Alexandre de Moraes cita Machado de Assis em decisão que determina tornozeleira eletrônica para Bolsonaro
TCE aprova por unanimidade contas do segundo ano de gestão do governador Jerônimo Rodrigues
Em pronunciamento, Lula fala em diálogo e garante defesa da economia