O município de Catu foi contemplado com um importante equipamento para o Hospital Municipal, o Arco Cirúrgico, essencial para diversas cirurgias, uma vez que possibilita a produção de imagens digitais em tempo real. Trata-se de um recurso para trazer aos cirurgiões imagens ao mesmo tempo em que acontecem as operações, dando mais precisão e diminuindo riscos aos pacientes.
De acordo com coordenadora médica Marinalva Sá, o Arco será utilizado para cirurgias de ortopedia e é um sonho antigo. “Trata-se de um avanço de 15 anos em termos de segurança aos pacientes e precisão aos médicos”, e afirmou que a chegada do equipamento representa a ampliação na capacidade de cirurgias do Hospital Municipal de Catu.
O equipamento que custa aproximadamente R$ 300 mil foi recebido nesta quarta-feira (25). “Havia demanda desse novo equipamento há algum tempo, e com a aquisição dele poderemos atender melhor nossos pacientes e realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade. É um novo serviço ofertado dentro do Hospital Municipal de Catu.” Explica o Prefeito Gera Requião.
Para o gestor, que acompanhou a chegada do equipamento no Hospital Municipal, é mais um sonho que se torna realidade. “Estamos sempre empenhados em trazer melhorias para a nossa cidade e na área de saúde, especificamente, é possível ver o quanto estamos aumentando o leque de serviços para nossa população e região. Só este mês, fomos agraciados com duas novidades: a habilitação do Centro de Parto Normal, dando o pontapé ao nosso serviço de Obstetrícia e o credenciamento para cirurgia ortopédica. Me emociona ver a chegada deste equipamento aqui.”
A Prefeitura de Catu tem feito avanços significativos para atender a demanda na área da saúde e naturalmente, melhorando a qualidade de vida da população.
No dia 22 de dezembro de 2015 o Hospital Municipal foi reinaugurado, com 50 leitos, dois centros cirúrgicos, 01 sala de parada com dois leitos e atende as especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica, Pediatria e Obstétrica, fundamental para a saúde pública e para a população de Catu, um esforço de descentralizar a assistência, reduzindo a necessidade de transferências de pacientes para a capital. Em setembro de 2017, firmou-se uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, que passou a operacionalizar a gestão e funcionamento do equipamento de saúde pública.
O Hospital Municipal de Catu realiza atualmente cirurgias de pequeno, médio e grande porte. No ano de 2018, por exemplo, foram realizadas 715 cirurgias (eletivas e lista única), 1.477 cirurgias sem internamento e 51 partos. Essas grandes conquistas têm melhorando consideravelmente a saúde básica do município.
Ascom Catu
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história