O Hospital Metropolitano (HM), localizado em Lauro de Freitas, implantou, neste mês de outubro, a prática de Intervenções Assistidas por Animais (IAA) para auxiliar os pacientes internados.
O responsável para este serviço é Thor, um cão labrador de sete anos que trabalha desde os três, já é veterano em IAA e conhecido de alguns hospitais, clínicas e pacientes em cuidados domiciliares em Salvador. Ele tem como tutora a fisioterapeuta Paula Carneiro. Eles vão visitar os pacientes das enfermarias do Hospital, a cada 15 dias.
Desde julho deste ano, o Hospital Metropolitano é uma unidade com atendimento 100% SUS, de 265 leitos, sendo 55 de UTI, com uma equipe de assistência especializada nas áreas de alta complexidade em cardiologia e em medicina neurovascular. Não há atendimento infantil.
Por causa das especialidades oferecidas, há muitas internações de médio prazo que duram dois, três, quatro meses, o que aumenta a necessidade de cuidados emocionais para os pacientes.
O que é a IAA?
O Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (INATAA), define a Intervenção Assistida por Animal como “uma intervenção estruturada e orientada que incorpora animais com o propósito de obter benefícios terapêuticos para os seres humanos no âmbito da saúde, educação e em organizações sociais”.
A Tarde



More Stories
“Isenção do imposto de renda e fim da escala 6×1 são medidas de justiça social”, afirma Lucas Reis em entrevista à Rádio Independente
2ª edição da Festa das Crianças com Tio Cássio promete dia de diversão na Caroba neste domingo (26)
Cronograma de Pagamentos do Programa Pão na Mesa é Divulgado Após Aprovação na Câmara