O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado este ano. Nos próximos meses, o governo avaliará se a medida será restabelecida a partir de 2025.
“Nós hoje, na última reunião com o ONS [Operador Nacional do Setor Elétrico], chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, disse o ministro.
Segundo Silveira, a segurança energética está “assegurada” para o período, ao mesmo tempo, que existe o início do processo de reestabelecimento da condição hídrica. “Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025”, explicou.
“É importante que ele [horário de verão] seja sempre considerado, ele não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político. É uma política que tem reflexos tanto positivos quanto negativos no setor elétrico e na economia, portanto, deve sempre estar na mesa para uma avaliação precisa do governo federal”, complementou o ministro.
Mesmo com a recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) em setembro, o ministério entende que as condições hídricas e dos reservatórios melhoraram, evitando a antecipação da medida em 2024.
Se fosse adotado ainda este ano, setores cruciais da economia, como a aviação, teriam pouco tempo para ajustar suas operações. Quando estava em vigor, o horário de verão era aplicado entre outubro/novembro e fevereiro/março de cada ano.
No entanto, em 2024, a implementação só poderia ocorrer em novembro, o que impediria o melhor aproveitamento da medida, que ocorre entre outubro e dezembro, segundo o ministro.
Jerônimo afirmou ter ‘plano’ para uma eventual adoção
Questionado sobre a adoção do horário de verão, durante a divulgação dos 29 editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab Bahia), o governador do Estado afirmou se tratar de um tema sempre “muito polêmico”. Segundo ele, que afirmou não ter tido “nenhuma manifestação contrária” a uma eventual adoção, a temática era bem vista pelo trade turístico, porque movimenta a economia.
MUITA INFORMAÇÃO
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história