Em visita à Bahia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou que o governo federal vai destinar recursos para garantir que as policlínicas do estado funcionem de segunda a segunda-feira. A medida tem como objetivo acelerar o acesso da população a exames essenciais, como ressonâncias, tomografias e biópsias, especialmente importantes para o diagnóstico de doenças graves como o câncer.
“Quando uma pessoa está esperando por um exame, uma biópsia para definir se é câncer ou não, ela não pode esperar. Por isso estamos trabalhando com os estados para buscar alternativas”, declarou Padilha. Durante a visita, o ministro elogiou a iniciativa do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, que já começaram a ampliar o funcionamento das policlínicas para os finais de semana.
Segundo Padilha, a decisão é alinhada com a política do governo federal de ampliar o acesso à saúde. “Eu disse para eles: isso é o que nós queremos fazer. Então podem colocar para funcionar. O presidente Lula vai garantir os recursos para isso”, afirmou.
Com a ampliação, os exames poderão ser realizados não apenas durante o dia e durante a semana, mas também aos sábados e domingos, beneficiando trabalhadores que têm dificuldade de comparecer em horários comerciais. A assinatura do aumento de recursos para a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) foi anunciada durante o evento.
A expectativa é de que a iniciativa ajude a reduzir filas e tornar o atendimento especializado mais rápido e eficiente em todo o estado.
More Stories
PIB da Bahia cresce 2,1% no 2º trimestre e acumula alta de 2,7% em 2025
Bahia: Jerônimo sanciona reajuste de até 22,1% para mais de 45 mil servidores estaduais
Jerônimo sanciona lei que reestrutura polícias na Bahia