Em visita à Bahia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou que o governo federal vai destinar recursos para garantir que as policlínicas do estado funcionem de segunda a segunda-feira. A medida tem como objetivo acelerar o acesso da população a exames essenciais, como ressonâncias, tomografias e biópsias, especialmente importantes para o diagnóstico de doenças graves como o câncer.
“Quando uma pessoa está esperando por um exame, uma biópsia para definir se é câncer ou não, ela não pode esperar. Por isso estamos trabalhando com os estados para buscar alternativas”, declarou Padilha. Durante a visita, o ministro elogiou a iniciativa do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, que já começaram a ampliar o funcionamento das policlínicas para os finais de semana.
Segundo Padilha, a decisão é alinhada com a política do governo federal de ampliar o acesso à saúde. “Eu disse para eles: isso é o que nós queremos fazer. Então podem colocar para funcionar. O presidente Lula vai garantir os recursos para isso”, afirmou.
Com a ampliação, os exames poderão ser realizados não apenas durante o dia e durante a semana, mas também aos sábados e domingos, beneficiando trabalhadores que têm dificuldade de comparecer em horários comerciais. A assinatura do aumento de recursos para a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) foi anunciada durante o evento.
A expectativa é de que a iniciativa ajude a reduzir filas e tornar o atendimento especializado mais rápido e eficiente em todo o estado.
More Stories
BAHIA ACUMULA MAIS DE 59 MIL POSTOS DE TRABALHO CRIADOS SÓ EM 2025
“Transformamos sonhos em realidade”, diz Caetano sobre primeiro BYD produzido em Camaçari
Primeira fábrica da BYD no Brasil é inaugurada