A medida visa apoiar as operações de limpeza das praias afetadas pela persistente mancha de óleo no litoral da Bahia, abrangendo a Área de Proteção Ambiental do Guaibim e a APA Tinharé Boipeba.
Eduardo Topázio, diretor de fiscalização do Inema, ressaltou a importância dos EPIs: “Esses equipamentos garantirão um trabalho seguro e eficiente, protegendo os profissionais envolvidos na remoção deste resíduo que alcançou nossas praias. Dentre os itens fornecidos estão: big bag, bota em PVC, boné árabe, bloqueador solar, camisa UV, espátula de aço, pá e sacos plásticos.
O reaparecimento das manchas de óleo nas praias baianas nos últimos dias levou as autoridades ambientais do estado a reforçarem as medidas de prevenção. Na quinta-feira (14), um encontro em Salvador abordou estratégias de enfrentamento desse novo episódio, incluindo a definição de um cronograma de ações para cada instituição envolvida.
As medidas incluem orientação técnica para limpeza das praias afetadas, apoio intensivo a municípios com menor capacidade de investimento, estudo de origem e deslocamento das manchas, além do fornecimento de EPIs e ferramentas, além de definição do destino apropriado para o material coletado nas praias.
Um dos principais pleitos dos gestores municipais foi a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual para a coleta. Dentre os órgãos engajados no combate ao óleo no litoral baiano estão a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Inema, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria Estadual da Saúde e as prefeituras das localidades afetadas.
Fonte: Ascom/Inema
More Stories
Operação prende empresário suspeito de encomendar incêndios na BA; prejuízo foi de R$ 15 milhões
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Jogando na Fonte: Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias