A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) anunciou que a expectativa é de que os serviços do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), da Calçada até o Lobato, opere no início de 2026, em operação assistida (fase de teste, sem pagamento de tarifa).
Segundo o governo, a previsão é de que 40 trens comecem a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. Os veículos terão capacidade para o transporte de 400 passageiros – 77 lugares sentados e 323 lugares em pé –, acessibilidade e sistema de proteção contra colisão e atropelamentos. A expectativa é de que até 2028 todos os trens estejam em operação.
Alguns vagões do VLT serão adaptados para as necessidades de transporte de marisqueiras e ambulantes. As composições terão o espaço interno modificado e projetado para que as pessoas que vivem da pesca de mariscos possam transportar caixas térmicas e outros materiais utilizados na atividade, de forma segura, e sem disputar espaço com os outros passageiros.
Esta semana, os trens do VLT começaram a chegar na fábrica da CAF, empresa fabricante do equipamento, na cidade de Hortolândia, em São Paulo, para realização de testes estáticos e restabelecimento técnico e operacional.
Os estudos de adaptação para as marisqueiras também serão feitos e implementados no processo de revisão. Os trens, adquiridos pela Bahia, são os mesmos que a CAF fabrica na Espanha.
Em setembro, houve desembarque dos primeiros carregamentos de trilhos no canteiro de obras do bairro da Calçada. Ao todo, as carretas fizeram o transporte de 369 barras de trilhos para a capital baiana.
Veja abaixo informações sobre o VLT de Salvador e Região Metropolitana (RMS):
- O VLT teve autorização para o início das obras em junho de 2024;
- Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o Governo do Mato Grosso. O governo disse que economizou 37,5% em cada VLT;
- A previsão é de que os primeiros testes com o modal tenham início em 2026;
- Também já estão sendo realizados estudos para que a obra seja ampliada, da Calçada até o Comércio;
- O projeto abrange três trechos de trilhos, da Ilha de São João a Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã;
- No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas;
- Os antigos trens do subúrbio foram desativados em fevereiro 2021 para a instalação do VLT na região. No entanto, as obras não avançaram;
- Atualmente, os moradores contam apenas com os ônibus e micro-ônibus que circulam nessa área da cidade, já que o metrô ainda não chega na região;
- Além disso, os moradores, que gastavam R$ 0,50 pelo serviço nos trens, sentem falta de uma alternativa mais barata de transporte público, já que a passagem do ônibus custa R$ 5,20.
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