A Ford vive uma nova fase no Brasil. A antiga operação de manufatura em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, deu lugar a um centro estratégico mundial de engenharia e desenvolvimento, que já coloca o estado da Bahia no mapa das principais inovações da montadora. A informação foi reforçada por Martín Galdeano, CEO da Ford na América do Sul, durante participação no programa Radar Times.
Segundo Galdeano, o Centro Técnico de Camaçari reúne atualmente mais de 1.500 engenheiros e especialistas, número que dobrou desde 2021. Essa equipe é responsável por desenvolver tecnologias que serão aplicadas em veículos comercializados em diversos mercados, consolidando o Brasil como peça fundamental no pipeline global da companhia.
O executivo afirmou ainda que os profissionais instalados na Bahia já respondem por 30% a 35% de toda a tecnologia embarcada nos veículos da marca no mundo. O centro também tem atraído jovens talentos altamente qualificados, que trabalham não apenas na próxima, mas em até duas gerações futuras de veículos.
Galdeano anunciou que a empresa inaugura, em abril, um novo edifício em Camaçari, ampliando a capacidade para receber mais 800 engenheiros. A expansão reforça a estratégia de transformar o polo baiano em um dos principais braços de inovação da Ford.
Entre as tecnologias desenvolvidas no local estão avanços em motorização e conectividade. Como exemplo, o CEO citou o recente anúncio da Ranger híbrida plug-in com tecnologia flex, apresentado durante a visita do CEO global da Ford ao Brasil. Toda a tecnologia associada ao uso do etanol no sistema híbrido foi criada pela equipe brasileira, o que, segundo Galdeano, demonstra o alto nível de competência e criatividade da engenharia nacional.
Com a reestruturação, Camaçari deixa de ser apenas um ponto de produção para se consolidar como um centro de inteligência automotiva, projetando a Bahia para o cenário mundial de inovação.



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