O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Festejos de Nossa Senhora das Candeias é reconhecido de forma definitiva como Patrimônio Histórico e Imaterial da Bahia

 

A Câmara Técnica de Patrimônio, órgão ligado ao Conselho Estadual de Cultura, aprovou nesta quinta-feira, 23, o parecer técnico que reconhece os Festejos de Nossa Senhora das Candeias como patrimônio histórico e imaterial da Bahia.

O projeto de tombamento por intermédio do IPAC, é de autoria do ex-deputado estadual, Bira Corôa, que esteve presente no evento, destacando o papel histórico e cultural do Santuário para o contexto socioeconômico não só de Candeias, mas também de toda Região. Bira ainda ressaltou, o papel fundamental dos Festejos de Nossa Senhora das Candeias para raiz identitária do município e de seu povo.

Candeias esteve representada pela vice-prefeita do Município, Marivalda da Silva e pelo Reitor do Santuário de Candeias, Frei Thiago Noronha que falou o quanto a Bahia fica mais rica e linda com esse reconhecimento definitivo. Além de ser, uma verdadeira honra para o Estado em ter Nossa Senhora como Patrimônio, destacando a figura da Mãe das Candeias como eixo da fé e do povo baiano.

A vice-prefeita Marivalda salientou sua emoção em poder presenciar este momento tão especial para Candeias e o Santuário. “Me emocionei demais na leitura do parecer, pois como devota pude presenciar o quanto Nossa Senhora das Candeias representa para Bahia e de maneira sublime para Candeias, pois foi com ela que tudo começou em nossa cidade. Aos pés da mãe de Jesus”, disse Marivalda.

A diretora do IPAC Luciana Mandelle disse que este título definitivo é motivo de muito orgulho para Bahia, “pois há muito tempo que a gente aguarda o reconhecimento dos festejos de Nossa Senhora, fazendo jus à magnitude da festa e da gruta milagrosa que são reconhecidas em todo Brasil como sinal de fé e devoção para os milhares de romeiros que visitam Candeias.

Luciana indicou que em breve acontecerá um ato solene, em Candeias, com a assinatura da patrimonialidade do Santuário.

O parecer técnico que foi aprovado hoje, de maneira unânime entre os votantes, teve a conselheira Evanice Lopes como relatora.

https://www.instagram.com/reel/CqIxx2MPkf0/?igshid=YmMyMTA2M2Y=