A Festa de Nossa Senhora das Candeias agora é patrimônio imaterial da Bahia, a publicação do título saiu na Diário oficial do Estado desta sexta-feira, 16.
Segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, o título é em caráter provisório, o que é comum no processo de patrimonialização, para obter o definitivo.
O título de patrimonialização, vem reparar o que todos candeenses e romeiros já conhecem da magnitude histórica da Festa de Nossa Senhora das Candeias.
Em 2019, o Frei Jorge, ainda pároco de Nossa Senhora das Candeias, Binho São José, Presidente das Oscam, Junior França, redator do texto do projeto, e Yuri Zuma, membro da Secretaria de Turismo do Estado na época, entregaram o projeto de patrimônio Imaterial à secretária de Cultura do Estado, Arany Santana.
Por conta da pandemia, o Projeto ficou estagnado em 2020.
Em 2021, em diálogo com Frei Thiago e por intermédio do Deputado federal, Nelson Pelegrino, e do vereador Diego Maia, o projeto que existiam pendências materiais, foi concluído e aprovado. Tendo hoje, 16, a tão aguardada publicação da patrimonialidade dos Festejos de Nossa Senhora das Candeias.
More Stories
Lula será recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano na próxima segunda-feira
Família informa piora no estado de saúde de Camila Santos e pede orações
”Uma decisão errada”, diz prefeito sobre apoio dado para ACM Neto em 2022