O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Extrema direita italiana se fortalece com eleições europeias

ROMA —  A Itália assistiu à materialização do poder absoluto de Matteo Salvini, vice-premier que lidera a Liga, partido de extrema direita. Nas eleições para o Parlamento Europeu que se encerraram ontem, o partido foi o mais votado no país, com 34% dos votos — o dobro do conquistado nas eleições gerais italianas do ano passado.

A legenda obteve duas vezes mais votos do que os 17,1% do Movimento 5 Estrelas (M5S), partido com o qual governa em coalizão. O M5S sofreu uma grande derrota e terminou em terceiro lugar, atrás dos 22,7% do Partido Democrático (PD).

A indiscutível vitória de Salvini sobre seus aliados obrigará a um reequilíbrio das forças no Executivo para evitar que seu poder vá pelos ares.

Na Itália, as eleições europeias foram um plebiscito entre os dois partidos que lideram o país e um retorno às eleições legislativas do ano passado.

O governo de coalizão formado pela Liga e pelo MS5, marcado por uma profunda instabilidade e pelos desafios constantes à União Europeia, também estava figurativamente nas urnas para medir suas forças reais frente à volatilidade do eleitorado italiano, que teve até às 23 horas para participar do pleito, no horário mais prolongado do continente.

 

 

 

 

O Globo