Devido ao sucesso de público e crítica, a exposição Trans Laerte, sobre a obra da cartunista Laerte Coutinho, foi prorrogada até o dia 30 de março, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC, em Salvador. São cartuns, tirinhas e charges produzidos ao longo de mais de cinco décadas de trabalho de uma das cartunistas e chargistas mais importantes do Brasil. A mostra, que propõe uma inserção no provocador universo da artista,acontece de terça a domingo, das 10h às 20h, e tem entrada gratuita. O projeto foi contemplado pelo Edital Funarte das Artes 2023 – Artes Visuais Marcantonio Vilaça e conta com realização da Somos Comunicação, correalização da Via Press Comunicação e apoio institucional do MAC e do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.
Na exposição, o humor gráfico e a qualidade narrativa da obra de Laerte são colocados em evidência por meio de três facetas principais da personalidade da artista: TRANSformadora, TRANSgressora e TRANSmidiática. Quem assina a curadoria é Nobu Chinen, pesquisador e cientista do universo das histórias em quadrinhos. Ele usa como eixo curatorial a construção de um diálogo entre as principais pautas trabalhadas por Laerte e as questõespolíticas, econômicas e sociais que têm marcado os cenários nacional e internacional. “É uma oportunidade rara de conhecer, rever e apreciar o talento dessa artista genial, além de se inquietar com sua aguçada inteligência e sensibilidade e de se divertir com seu estilo de humor e ironia – aliás, nem sempre fina”, destaca o curador.
Ainda na avaliação de Chinen, “ninguém chega à porta de saída da mesma maneira que entrou na exposição, pois algo da desafiadora e corajosa Laerte irá junto”. Uma imersão multissensorial na criatividade fascinante da cartunista e na forma original que ela utilizou para retratar o Brasil e o mundo.
Feira de Quadrinhos
Como uma das ações integrantes da prorrogação daExposição Trans Laerte, a segunda edição da Feira de Quadrinhos acontece no próximo sábado, dia 15 de março, das 14h às 20h, também no MAC Bahia. O evento terá a presença de dez quadrinistas e cartunistas baianos que exibirão suas mais recentes produções. São eles: Anderson Shon e Daniel Cesarte, que acabaram de receber o Prêmio HQ Mix 2024; Val Oliveira, ganhador do Prêmio Odisseia Fantástica 2021; Dan Borges, vencedor do Prêmio Pretas Potências 2023; Dyo, roteirista de Fúria e Vade Retro,além de Hugo Canuto, Breu, Bruno Marcello (Bau), Darwiz Bagdeve e Delfi, que também são artistas com longas trajetórias e engajamento social.
Um desses quadrinistas, Hugo Canuto, que ainda é ilustrador, roteirista e pesquisador, está com a sua própriaexposição autoral em cartaz em Salvador: Contos dos Orixás – Narrativas Ancestrais nas Histórias em Quadrinhos. Isso exemplifica a importância atual dos quadrinhos e a alta qualidade dos profissionais baianos. Em seu trabalho, Canuto busca expressar a relação entre arte e culturas do Brasil e da América Latina. Ele é autor do multipremiado livro Contos dos Orixás, inspirado nos mitos e lendas da cultura yorubá e afro-brasileira.
Afora a possibilidade de adquirir as obras dos expositores, o público também poderá levar seus gibis antigos para trocar e para renovar suas coleções. No local, haverá um espaço com mesas e varais onde já estarão disponibilizadas, gratuitamente, algumas revistas em quadrinhos. A ideia é que as pessoas peguem um gibi e deixem outro no lugar, de forma a estimular a troca. Outro espaço com o qual a feira contará é a área reservada às crianças e jovens, com esteiras, almofadas e balaios com quadrinhos infanto-juvenis, para garantir o conforto da família e estimular a leitura.
More Stories
“Cheguei aqui para trabalhar, para estudar, e hoje recebo uma homenagem muito gratificante”, diz Adolpho Loyola ao receber Título de Cidadão de Salvador
Rodoviários protestam contra redução do horário de atendimento do Hapvida
Luana do Brasil alerta para violência contra pessoas trans no plenário da Câmara de Salvador