A Caixa Cultural Salvador inaugura na próxima quarta-feira (23), às 19h, a exposição “Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia”, uma imersão sensorial e inédita na obra de um dos nomes mais icônicos das artes visuais brasileiras. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 2 de novembro e propõe uma viagem à Bahia das décadas de 1960 e 1970, por meio de fotografias, vídeos, objetos, desenhos e aquarelas do artista baiano.
Com curadoria do fotógrafo Christian Cravo, filho do artista, a exposição lança luz sobre o período experimental de Cravo Neto, compreendido entre 1967 e 1975. Esse recorte revela uma produção intensa e interdisciplinar, marcada por linguagens como o cinema, a escultura, a land art e, principalmente, a fotografia — linguagem à qual o artista se dedicaria de forma mais profunda após um grave acidente, que o imobilizou por um ano e redefiniu sua trajetória criativa.
“O maior legado de Mario Cravo Neto foi o de um artista que acreditou profundamente em sua vocação, mesmo em uma época em que linguagens como o cinema e a fotografia ainda não eram amplamente reconhecidas nas artes visuais”, afirma Christian Cravo.
A mostra reúne 40 fotografias — em preto e branco e coloridas — que retratam cenas do cotidiano de pescadores, estivadores, plantações de tabaco e manifestações afrodescendentes em Salvador e no Recôncavo Baiano. Completam o acervo aquarelas inspiradas no movimento do mar, além de filmes em 8mm, que exploram o corpo sob diferentes perspectivas: a dança em Gato Capoeira (1975), o trauma em Lua e Sombra (1975) e a ternura do nascimento da filha em Lua Diana (1972).
A proposta curatorial destaca ainda o trânsito do artista por diferentes linguagens, revelando a força simbólica de sua produção e a ligação visceral com temas como o povo baiano, o candomblé e a religiosidade. O projeto expográfico foi concebido para proporcionar uma experiência contínua e sensorial, integrando vídeo, fotografia, objetos e gravuras em diálogo fluido.
Atividades paralelas
A programação conta ainda com uma visita mediada e uma roda de conversa com o curador Christian Cravo, além de uma oficina de fotografia que abordará a técnica e o olhar únicos de Cravo Neto. Todas as atividades são abertas ao público e contarão com recursos de acessibilidade. As datas serão divulgadas em breve.
Legado e reconhecimento internacional
Mario Cravo Neto foi um dos primeiros fotógrafos brasileiros a conquistar reconhecimento internacional no campo das artes visuais. Suas obras fazem parte de importantes acervos, como o do MoMA (Nova York), Stedelijk Museum (Amsterdã), Museo Reina Sofía (Madri) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Participou de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo e lançou 11 livros. Desde 2015, seu acervo — com cerca de 100 mil imagens — é preservado pelo Instituto Moreira Salles.
Para o artista, Salvador era mais que paisagem: “Salvador é para mim o grande terreiro. O homem da Bahia carrega consigo seus antepassados. É assim que vejo essa cidade e, sobretudo, meu povo”, costumava dizer.
A exposição reafirma o compromisso do Instituto Mario Cravo Neto com a preservação e difusão do legado do artista, revelando a potência estética e política de sua obra.
Patrocínio e celebração cultural
A mostra integra a programação especial de 45 anos da CAIXA Cultural e os 25 anos da unidade de Salvador, como parte de uma série de ações que celebram o papel da instituição na democratização do acesso à cultura no Brasil. Em 2025, a CAIXA também se prepara para inaugurar sua primeira unidade na região Norte, em Belém (PA), ampliando a rede de espaços culturais públicos que já contempla Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Curitiba.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história