O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

EX-PREFEITA DE MUNICÍPIO DO INTERIOR BAIANO É CONDENADA POR FAKE NEWS

A Justiça determinou, no dia 05 de maio, que a ex-prefeita de Amargosa, Karina Borges Silva, apague de suas redes sociais, conteúdo tido como desinformação e fake news, no prazo de 15 dias, sob pena de multa.

A ex-gestora municipal postou nas redes sociais que o município se endividou com um empréstimo obtido para a recuperação das estradas vicinais, entretanto os recursos foram oriundos da celebração de um convenio entre a União Federal e o Município de Amargosa, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A decisão judicial foi taxativa: “A propagação deste tipo de notícia falsa pode influenciar negativamente processos políticos, sociais e econômicos, abalando a confiança nas instituições democráticas e contribuindo para a polarização e desinformação da sociedade”.

O convênio realizado é um instrumento formal de cooperação administrativa, onde o município recebe recursos financeiros, técnicos ou humanos da União para a realização de obras, serviços ou investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, entre outras.

O município ainda requer na ação, que Karina publique uma retratação reconhecendo a mentira veiculada em suas redes sociais.

 

Bahia Econômica