Com intensas atividades elétricas atmosféricas, a Bahia registrou 502.068 raios entre terça (19) e quarta-feira (20), conforme dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE). Apesar do impacto visual, não há relatos oficiais de feridos ou prejuízos até o momento.
Nesta última quarta-feira (20), os raios iluminaram diversas cidades baianas, incluindo Alagoinhas, Salvador e Camaçari, onde moradores compartilharam registros nas redes sociais. Entretanto, na terça-feira (19), a tragédia atingiu a zona rural de Medeiros Neto, com a suspeita de um jovem de 24 anos ter sido fatalmente atingido por um raio.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, indicando perigo, para 90% das cidades baianas até sexta-feira (22), devido à previsão de ventos intensos, atingindo velocidades entre 60 e 100 km/h.
As tempestades afetaram Salvador e outras localidades, resultando em quedas de árvores, interrupções de energia, destelhamentos e alagamentos. Em resposta a essa situação, a Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, decretou estado de emergência.
Já a capital baiana enfrentou, na quarta-feira (20), fortes chuvas, raios e trovões, acompanhados por rajadas de vento superiores a 63 km/h, marcando o pico mais alto registrado em 2023, de acordo com informações da Defesa Civil da cidade (Codesal).
Muita Informação
More Stories
BAHIA ACUMULA MAIS DE 59 MIL POSTOS DE TRABALHO CRIADOS SÓ EM 2025
“Transformamos sonhos em realidade”, diz Caetano sobre primeiro BYD produzido em Camaçari
Primeira fábrica da BYD no Brasil é inaugurada