O tempo de deslocamento até o trabalho ainda é um desafio para boa parte dos trabalhadores candeenses. Segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (9) pelo IBGE, 42% das pessoas ocupadas em Candeias levam de 15 a 30 minutos para chegar ao local de trabalho. Outros 22% gastam de meia hora a uma hora, e 9% enfrentam trajetos que ultrapassam uma hora até duas horas.
Ainda conforme o levantamento, 18% levam de 6 a 15 minutos, enquanto apenas 5% conseguem chegar ao emprego em até 5 minutos.
O cenário local reflete a média nacional: de acordo com o IBGE, dois em cada três brasileiros (67%) levam até meia hora no trajeto casa-trabalho. Em 2010, esse percentual era de 65%. Outros 20% gastam entre 30 minutos e 1 hora, e 10% precisam de 1 a 2 horas para chegar ao destino.
Os dados do instituto consideram o tempo gasto entre o domicílio e o local de trabalho principal, excluindo paradas intermediárias, como levar filhos à escola ou fazer compras.
Em todo o país, o tempo médio de deslocamento mostra pequenas variações entre homens e mulheres, mas permanece alto nas regiões metropolitanas, onde o trânsito intenso e a distância entre casa e trabalho aumentam o trajeto diário.
More Stories
Lula será recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano na próxima segunda-feira
Família informa piora no estado de saúde de Camila Santos e pede orações
”Uma decisão errada”, diz prefeito sobre apoio dado para ACM Neto em 2022