O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Edinho Silva recebe Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do PT

O Presidente Nacional do PT, Edinho Silva, recebeu nesta terça-feira o Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do partido, Gutierres Barbosa. Durante o encontro, que durou cerca de 40 minutos, os dois dirigentes dialogaram sobre o crescimento e o fortalecimento da presença religiosa no PT, compartilharam trajetórias pessoais, reafirmaram o compromisso do partido com o diálogo inter-religioso e confirmaram um planejamento de ações.

Na conversa, Edinho Silva, cuja formação política teve origem na Igreja Católica, nas Pastorais da Juventude e Operária, com base na Teologia da Libertação, e Gutierres Barbosa, que iniciou sua caminhada na Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira e hoje é vice-presidente da Igreja Batista Nazareth, em Salvador, destacaram a importância de construir pontes entre fé, política e democracia.

Gutierres apresentou o mapa de crescimento do Setorial Inter-religioso, que demonstra uma ampliação expressiva da presença do setor no partido: um aumento de 268%, com expansão da organização de 12 para os 27 estados brasileiros. Até o momento, já foram realizados 21 encontros estaduais, com ampla e diversa participação religiosa.

Entre os 27 coordenadores e coordenadoras estaduais eleitos, 18 são evangélicos, 8 são católicos e 4 representam o candomblé, evidenciando que os evangélicos têm assumido papel de protagonismo nesse processo de pertencimento e engajamento no Partido dos Trabalhadores, expressando uma vontade crescente de participar da vida política interna do partido.

Gutierres também apresentou o panorama da composição dos encontros realizados até aqui, que revela um equilíbrio ainda maior entre as tradições religiosas: 34% de católicos, 27,85% de evangélicos, 20,18% de representantes das religiões de matriz africana, e cerca de 10% de outras expressões religiosas. Esses números demonstram que o PT está cada vez mais conectado com a realidade plural e diversa da fé do povo brasileiro.

Edinho reafirmou seu compromisso de fortalecer a pauta religiosa dentro do PT e confirmou sua participação no Encontro Nacional do Setorial Inter-religioso, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro. Durante a reunião, também foi aprovado um calendário de encontros de fé e política para o primeiro semestre de 2026, que contará inicialmente com três grandes matrizes religiosas: o primeiro Encontro de Religiões de Matriz Africana, seguido pelo Encontro de Católicos Petistas e, por fim, um grande Encontro Nacional de Evangélicos do PT.

Esses encontros também terão como horizonte a reeleição do presidente Lula, a defesa firme da diversidade religiosa, o respeito à diversidade, o fortalecimento da democracia no Brasil e a resistência ao avanço do fascismo, reafirmando o compromisso histórico do Partido dos Trabalhadores com a liberdade de crença, a justiça social e os direitos humanos dos brasileiros e brasileiras