A Diocese de Camaçari firmou um compromisso integral para REDUZIR O DESPERDÍCIO, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2025. A iniciativa foi lançada durante a 1ª Caminhada Penitencial, realizada deste domingo (30/03), em Camaçari, reforçando o compromisso da Igreja com a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.
O anúncio oficial aconteceu durante a Celebração Eucarística que precedeu a caminhada. Na ocasião, também foram distribuída mudas de plantas aos participantes, incentivando a conscientização ambiental e a restauração dos ecossistemas locais. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), ressaltando a necessidade de um compromisso cristão efetivo com a proteção da criação divina.
Em um tempo de crescente crise socioambiental, a Campanha busca promover uma conversão integral. Dentro dessa perspectiva, a Diocese de Camaçari propõe mudanças concretas no cotidiano dos fiéis para reduzir o desperdício e preservar os recursos naturais, adotando hábitos mais sustentáveis no dia a dia.
Dentre as principais ações incentivadas estão:
• Uso consciente da água: reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar as mãos, reutilizar a água da máquina de lavar para limpeza de calçadas.
• Economia de energia: apagar as luzes ao sair do ambiente e desconectar aparelhos que não estão em uso.
• Redução do consumo de plástico: substituir descartáveis por materiais reutilizáveis, como garrafas e sacolas ecológicas.
• Aproveitamento dos alimentos: evitar o desperdício, armazenar corretamente e reutilizar sobras em novas receitas.
• Uso racional do papel: imprimir apenas quando necessário, utilizar frente e verso ou optar pela digitalização de documentos.
Diocese de Camaçari
More Stories
RMS: Acelen reduz preço do gás de cozinha em 7,99%
RMS: Primeira Caminhada Penitencial da Diocese de Camaçari reúne multidão em oração neste domingo (30/03)
Acelen lança programa para fortalecer cadeia produtiva