O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Diabéticos e hipertensos devem evitar excessos na Páscoa

Caruru, vatapá, peixe, bacalhau com ovo, cocada, doce de banana, chocolate e o que mais tiver na mesa.  Na Semana Santa, o cardápio é um festival de excessos. Não falta sal nem açúcar, ao menos no sábado, principalmente com os ovos de páscoa e chocolates que são tradições na programação.

No entanto, é preciso ter cuidado com o consumo exagerado nesse período do ano. Pacientes com hipertensão, diabetes e obesidade devem comer com moderação, conforme explica o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba).

 

O excesso de sal estará na maioria dos alimentos. Na preparação dos pratos da Semana Santa entram alimentos conservados em salmoura, como o bacalhau e mais o camarão seco e temperos prontos ricos em sódio, que devem ser consumidos com cuidado pelos hipertensos.

A gordura excessiva do azeite de dendê (entra na preparação de vários pratos: caruru. vatapá. moqueca) também representa um risco para os diabéticos. Como 10% das gorduras transformam – se em açúcar, após cinco horas, a nutricionista explica que sem moderação, o consumo de alimentos gordurosos pode causar aumento da glicose (hiperglicemia).

De acordo com a nutricionista Maria Rita Tomé, na Semana Santa é interessante variar o cardápio, introduzindo uma salada de feijão fradinho, uma salada crua, peixe ensopado, permitindo reduzir o consumo total do dendê. Mesmo nos pratos onde o dendê faz parte, tradicionalmente, como caruru e vatapá – destaca – é recomendável usar pequenas quantidades porque no cardápio ainda entram leite de coco, castanha e amendoim.

E o excesso de chocolate na Páscoa? Maria Rita explica que  a criança diabética pode consumir o chocolate, de preferência o amargo, porque o diet é mais rico em gordura. Deve ser oferecido à criança diabética, após a refeição, como sobremesa, mas tendo-se o cuidado de abater do total de carboidratos definido no seu plano alimentar.

A justificativa dos amantes do chocolate de que o alimento dá uma sensação de bem – estar e ânimo, segundo a nutricionista, não deve ser estímulo para o consumo em excesso. O prazer que as pessoas sentem ao comer chocolate, em função de liberação de endorfinas – explica – pode ser obtido de forma mais saudável: com atividade física. Os obesos também devem consumir chocolate amargo, preferencialmente, e com moderação, observa a nutricionista do Cedeba, para que a Páscoa não traga a tristeza com o ganho de peso.

Conforme a nutricionista, diabéticos e hipertensos devem evitar de modo geral produtos ultraprocessados (ricos em açúcares e gorduras em excesso, sódio e aditivos químicos). Além de frituras, excesso de carne vermelha e bebidas alcoólicas. Os diabéticos especificamente devem evitar carboidratos refinados (como açúcares, doces, produtos de panificação) para melhor controle glicêmico. Devem priorizar comida de verdade, rica em fibras, vitaminas e minerais, como frutas, verduras, legumes e integrais. Pessoas portadoras de doenças crônicas como DM e HAS, devem também incluir alimentos anti-inflamatórios, como açafrão, gengibre e peixes ricos em omega-3”.

 

 

 

 

Tribuna da Bahia