O Distrito Federal atingiu um novo recorde de umidade relativa do ar, neste sábado (5/8), com mínima de 15%, no Gama. A porcentagem foi registrada por volta das 16h pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Antes, a menor umidade foi de 16%, nessa quinta-feira (3/8), no Plano Piloto.
Com temperatura máxima de 31ºC no DF, o pico da baixa umidade ocorreu das 14h às 17h deste sábado. Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, as temperaturas devem aumentar nas próximas semanas e a umidade baixar, com novos recordes em vista.
“Vamos estar com essa atuação de um anticiclone, que é caracterizado por esse bloqueio atmosférico, que ocorre desde julho. Esse fenômeno vai proporcionar a massa de ar seco e oferecer temperaturas elevadas com baixas umidades”, explica a especialista.
Pensando nos cuidados com a saúde da população, o Inmet mantém o alerta laranja para o DF até as 18h30 deste sábado. O aviso é publicado quando a umidade varia entre 20% e 12%, com riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, e perigo de incêndios florestais.
Segundo Andrea, a temperatura mínima deste sábado atingiu 18ºC por volta das 5h em Águas Emendadas, região de Planaltina, sinal de que o calor começa desde cedo no DF. “A massa de ar seco proporciona aumento da temperatura, diminui a umidade e aumenta a sensação térmica”, completa.
More Stories
Prefeitura de São Sebastião do Passé distribui cerca de cem toneladas de alimentos no Natal Sem Fome
Em entrevista, Tonha Magalhães agradece povo de Candeias pela expressiva votação em confiança ao seu nome
Abertura do Natal Mágico de Bastião enche de alegria as ruas de São Sebastião do Passé