O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Desfile cívico da Independência do Brasil começa ás 9h da manhã nesta sexta-feira em Candeias

 

Com o tema: “Nosso Povo, Nossa História” a Prefeitura promete manter em 2018 o mesmo padrão das comemorações do 7 de Setembro de 2017, uma comemoração que entrou para história. O tradicional desfile cívico começará na manhã desta quinta-feira (6), no distrito de Passé e na manhã de sexta-feira (7), para celebrar a data magna, o evento segue na Sede, na Praça Doutor Gualberto Dantas Fontes. O evento é realizado por meio da Secretaria de Educação (SEDUC) e Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com as escolas municipais, estaduais e privadas.

O tema: “Nosso Povo, Nossa História” tem o objetivo de lançar novos olhares sobre a história do Município de Candeias, considerando não apenas suas belezas naturais e riquezas, como também sua história e a diversidade étnica e cultural do seu povo. Lincado ao tema o desfile contará com subtemas que propõem enfatizar os distritos, a economia, religiosidade, culinária e os trabalhadores e trabalhadoras do município.

Na manhã de quinta-feira (6), o desfile cívico fica por conta do Distrito de Passé.  Também em alusão as comemorações do 7 de Setembro o evento, que será realizado na Praça de Roça Grande,  contará com a participação  de fanfarras e das Escolas Municipais Monteiro Lobato, Albertina Dias Coelho, Antônio Cristino e Castro Alves, Palmira Garcez, além dos Desbravadores. No desfile serão tratados temas como bullying, violência contra criança, saúde, cidadania, entre outros.

No dia 7 de Setembro a programação se inicia com o Hasteamento da Bandeira Nacional às 08h, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, e segue com o desfile do Grupo Especial 1, composto pelo 19.º Batalhão de Caçadores (Exército), Batalhão da Polícia Militar, Colégio da Polícia Militar – CPM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Desbravadores, Filarmônica Lira Candeense e Centro de Convivência Alegria de Viver – CECON. Em seguida, será a vez  das Escolas Municipais do Ensino Fundamental I e II, bem como da escola particular Santa Rita. Para encerrar, terá o desfile do segundo grupo especial, composto pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Candeias (CRAM), Secretarias de Saúde (SESAU), Esporte e Lazer (SESLA), Cultura, Turismo e Juventude (SECULT), Serviços Públicos (SESP), Coordenação Municipal de Trânsito de Candeias (CMT) e pelo Grupo Garotas Mountain Bike (GMTB).

A Independência do Brasil comemorada no dia 7 de Setembro é sem dúvida a data cívica mais importante do País e em Candeias, não poderia ser diferente. As famílias vão as ruas para apreciar o belíssimo desfile, por isso, repetindo o feito de 2017, para dar mais comodidade e o conforto para crianças e idosos, a prefeitura montará uma arquibancada preferencialmente para estes dois grupos, que poderão apreciar as homenagens cívicas de forma mais segura e tranquila.

Trânsito

A Secretaria de Trânsito e Transportes irá reordenar o trânsito no dia 7 de Setembro, nas vias que dão acesso ao circuito do desfile. Será interditada a Rua Getúlio Vargas, a partir da Rua Marechal Deodoro, Largo do Tamarineiro, Rua da Esperança, Rua dos Missionários, Rua Joana Angélica, próximo a Baiana FM (sentido Centro), cruzamento da Rua 15 de Novembro com a Rua São Paulo, Rua 7 de Setembro, Travessa 7 de Setembro (Ladeira da Escola Mundo da Criança), 2ª Travessa 7 de Setembro (Ladeira da panificadora), Rua Dom Jerônimo Tomé (Próximo a Coelba), Desembargador Teixeira de Freitas (Posto Luís Viana), Ladeira do Cruzeiro (Manilha), Rua 13 de Maio (Próximo a Fama Móveis), Rua do Passé e Praça Dr. Gualberto.

 

 História

A Parada Oficial do Sete de Setembro é uma alusão ao Dia da Independência do Brasil ocorrido em 07 de setembro de 1822. Na época, eram realizadas comemorações oficiais, como: uma grande parada das Forças Armadas (Exército, milícias e, depois de 1831, Guarda Nacional); um Te Deum (ofício religioso de ação de graças) na capela imperial; um cortejo e beija-mão no Paço da cidade. À noite, os habitantes costumavam iluminar as janelas das suas casas com velas ou lâmpadas de azeite, enquanto o imperador e boa parte da sociedade assistia a um espetáculo de gala em um dos teatros da cidade.

O espetáculo sempre começava logo após a chegada do imperador e da imperatriz, saudados pela orquestra ou a companhia que tocava ou cantava o Hino da Independência ou o Hino Nacional, que tinha uma letra diferente da atual. Durante a parada e no início do espetáculo, dava-se vivas à Independência e ao monarca e, no teatro, poetas liam sonetos e outros versos comemorativos do dia durante os intervalos. Mostrando assim, o poder do Estado.  Hoje, em todo o Brasil é realizados desfiles cívicos exaltando a Nação Brasileira e sua História do Dia da Independência como forma de comemorar as conquistas e lutas do país.