“Odiosa, irracional e vassala”. Foi como o deputado estadual Jacó (PT) classificou a fala do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, ao chamar o herói Zumbi dos Palmares de “filho da puta que escravizava pretos”, num grande desrespeito à comunidade negra e aos brasileiros. O parlamentar encaminhou uma Moção de Repúdio à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia.
Em suas declarações racistas, justificou Jacó, Sérgio Camargo desrespeitou não apenas a história de Zumbi dos Palmares, mas do Movimento Negro no Brasil, a que ele chamou de “escória maldita”.
O petista ficou mais indignado com o que chamou de “declarações estapafúrdias”, porque elas partiram de um dirigente de alto escalão do governo federal, num órgão que teria por finalidade a elaboração e execução de políticas públicas de inclusão e defesa do povo negro. E feitas num momento em que o mundo clama pelo respeito aos direitos dessa população, vide o movimento que se iniciou nos EUA, depois da agressão de um policial branco que levou à morte de George Floyd.
Jacó finaliza a Moção afirmando que os parlamentares baianos não ficarão silentes diante do racismo e cita as palavras de ordem dos movimentos antirracistas: “I can´t breathe” (Eu não consigo respirar) e “Vidas Negras Importam”.
*Assessoria de Comunicação do Deputado Jacó*
Simone Ribeiro – Jornalista
(71) 98816-7285
More Stories
Sexta-feira da Paixão: Um Dia de Reflexão e Amor
Ciúme e vingança levaram mulher a envenenar ovo de Páscoa, diz polícia
Criança morre após comer ovo de páscoa envenenado no Maranhão