O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

De Paris, José Alves fala sobre participação da Bahia na maior regata transatlântica do mundo

O secretário de Turismo da Bahia, José Alves, participa nesta quarta-feira (20), do lançamento oficial da Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica do mundo, em Paris, na França. Direto da capital francesa, Alves  falou sobre a importância da presença da Bahia no evento. “É um momento muito importante para que a Bahia esteja presente, pois é o dia do lançamento oficial, que conta com a presença de jornalistas do mundo todo”.

Além do secretário, a Bahia estará representada por Leonardo Chicourel. Ele é um dos competidores da regata, que terá largada no dia 5 de novembro, em Le Havre, na França. O baiano terá como parceiro de vela o médico angolano radicado em São Paulo (SP) José Guilherme Caldas, a bordo do barco do Mussulo 40 Team Angola Cabl. Os veleiros devem chegar nas águas da Baía de Todos os Santos a partir do dia 12 de novembro. O trajeto é de 4.350 milhas náuticas.

Em contato com a reportagem, José Alves destacou que com a 5ª participação na regata, após dez anos de fora, a Bahia passa a ser o destino que mais sediou a competição. “Isso é muito interessante. É um momento de apresentarmos e destacarmos ainda mais a Baía de Todos os Santos para todo o mundo”. Para isso, o secretário revela que a partir do dia 27 de outubro, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) realizará ações de valorização do Estado e da Baía durante a feira que acontece na França até o dia da largada.

Transat Jacques Vabre
A 13º edição da competição terá largada no dia 5 de novembro, em Le Havre, na França, e os veleiros devem chegar nas águas da Baía de Todos os Santos a partir do dia 12 de novembro. O trajeto é de 4.350 milhas náuticas.

Essa é a quinta vez que Salvador recebe a competição, após ser rota do evento entre 2001 e 2007 (a cada dois anos). Mais de 40 barcos participam da competição, entre eles, o Mussulo 40 Team Angola Cables, na categoria Class 40, do baiano Leonardo Chicourel. A competição conta com participação de velejadores de dez nacionalidades, por duplas, divididos em quatro classes.

Entre os dias 12 e 24 de novembro, os velejadores serão recepcionados na Vila da Regata, que será montada próximo a rampa do Mercado Modelo, no Cais da Baiana. A estrutura servirá para receber os competidores, as delegações, a imprensa e o público que poderá visitar o espaço.

O evento da Transat Jacques Vabre tem parceria com a prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e com o governo, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).

Outras ações
O titular do turismo baiano ainda ressalta que o evento é uma oportunidade de apresentar e reforçar as ações que estão sendo e serão realizadas na Baía de Todos os Santos. “Outro ponto importante é que estamos com essa ação muito forte do Prodetur, de valorizaçãoi da Baía, e chega essa regata para valorizar ainda mais o nosso trabalho de requalificação e divulgação da Baía. A Baía é sede da Amazônia Azul e nós vamos reforçar essa chancela, que é um destaque mundial”.

 

Segundo o secretário, o conjunto de ações tem sido satisfatório e será apresentado também durante a competição. “Uma regata internacional, requalificação da Báia através do Prodetur, em novembro já começa a ter obras. É um momento importante e estou muito feliz por isso está sendo realizado ao mesmo tempo. Isso melhor cada vez mais a visão da Baía em todo mundo. E para reforçar, durante a regata faremos uma exposição da roteirização, das intervenções que vão acontecer, já para informação das pessoas que fazem o turismo náutico”.

A ação está inserida no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que busca organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística. Ainda segundo o secretário, cerca de 18 municípios participarão das intervenções, que incluem píeres náuticos, instalações para receber lanchas e veleiros, SACs náuticos para “facilitar a documentação de quem chega à Bahia”, capacitação das pessoas e melhorias das estruturas locais de cada cidade. O Prodetur prevê investimentos de US$ 84,7 milhões em infraestrutura, serviços e gestão ambiental.

 

Via : Bocão News