De autoria do vereador Diego Maia (Solidariedade), a Câmara Municipal de Candeias aprovou, nesta quarta-feira, 21, a criação do Festival Gastronômico de Passé e Caboto. A iniciativa visa valorizar a forte identidade cultural e culinária desses distritos, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local.
O festival será realizado anualmente, com foco na preservação da cultura alimentar candeiense, no fortalecimento da tradição pesqueira e na promoção das manifestações culturais da região. “Este festival será um importante instrumento de fortalecimento dos pequenos negócios, incentivo ao turismo interno e geração de renda para os moradores de Passé e Caboto”, afirmou o autor do projeto, vereador Diego Maia.
A escolha dos distritos se deu pela sua vocação natural para o turismo, especialmente o gastronômico e ecológico, e pela necessidade de descentralizar eventos culturais, promovendo o protagonismo das comunidades locais.
Além disso, a proposta está alinhada com as políticas públicas de desenvolvimento sustentável e economia criativa, reforçando o compromisso do município com o crescimento equilibrado e inclusivo.
Com a aprovação do projeto, Passé e Caboto passam a integrar o calendário oficial de eventos da cidade, consolidando-se como polos importantes para o turismo e a cultura da Bahia. O próximo passo será a sanção da lei pelo Executivo e a organização da primeira edição do festival.
More Stories
Datafolha: Aprovação de Lula sobe para 33%, melhor índice do ano
Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por plano de golpe
Rede Wallon de Ensino realiza Festival Literário na Unidade de Candeias e promove cultura e protagonismo entre os estudantes.