De autoria do vereador Diego Maia (Solidariedade), a Câmara Municipal de Candeias aprovou, nesta quarta-feira, 21, a criação do Festival Gastronômico de Passé e Caboto. A iniciativa visa valorizar a forte identidade cultural e culinária desses distritos, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local.
O festival será realizado anualmente, com foco na preservação da cultura alimentar candeiense, no fortalecimento da tradição pesqueira e na promoção das manifestações culturais da região. “Este festival será um importante instrumento de fortalecimento dos pequenos negócios, incentivo ao turismo interno e geração de renda para os moradores de Passé e Caboto”, afirmou o autor do projeto, vereador Diego Maia.
A escolha dos distritos se deu pela sua vocação natural para o turismo, especialmente o gastronômico e ecológico, e pela necessidade de descentralizar eventos culturais, promovendo o protagonismo das comunidades locais.
Além disso, a proposta está alinhada com as políticas públicas de desenvolvimento sustentável e economia criativa, reforçando o compromisso do município com o crescimento equilibrado e inclusivo.
Com a aprovação do projeto, Passé e Caboto passam a integrar o calendário oficial de eventos da cidade, consolidando-se como polos importantes para o turismo e a cultura da Bahia. O próximo passo será a sanção da lei pelo Executivo e a organização da primeira edição do festival.
More Stories
Orgulho de ser avós de uma Joia, Um Dia dos Avós para guardar no coração!
Filho de Candeias, Sr. SinéZio, reencontra os netos Alice Bianca e João após 22 anos no Domingão do Huck
Mortes violentas aumentam em Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo em 2024