A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (11), mostra que a aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 33%, o melhor resultado desde dezembro de 2024. A taxa de reprovação caiu de 40% para 38%, dentro da margem de erro, enquanto 28% avaliam a gestão como regular.
O presidente havia iniciado 2025 em meio a instabilidade política e econômica, marcada pela chamada “crise do Pix”. Em fevereiro, os índices chegaram ao pior momento dos três mandatos: 24% de aprovação, 41% de reprovação e 32% de avaliação regular. A partir de então, os números ficaram estagnados até julho, quando a aprovação subiu para 29%.
Na avaliação pessoal do trabalho de Lula como presidente, os números permanecem estáveis: 48% aprovam e 48% reprovam, contra 46% e 50%, respectivamente, em julho.
Comparativo com Bolsonaro
O levantamento também comparou o desempenho de Lula com o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período de mandato. Atualmente, Lula tem 33% de aprovação, contra apenas 22% de Bolsonaro no mesmo ponto da linha do tempo. À época, Bolsonaro registrava 53% de reprovação e 24% de avaliação regular.
Segmentação do eleitorado
O presidente é mais bem avaliado:
Nordeste: 45% de ótimo/bom; Eleitores com menor escolaridade: 40%; Pessoas de 45 a 59 anos: 40%; Mais pobres: 39%.
Já a maior rejeição vem de:
Sul: 52% de ruim/péssimo; Evangélicos: 52%; Renda acima de dois salários mínimos: entre 47% e 51%; Eleitores com curso superior: 46%.
Um dado que chamou a atenção foi o crescimento entre os evangélicos, tradicionalmente alinhados ao bolsonarismo: a aprovação de Lula passou de 18% para 27%, embora a reprovação siga elevada. No Nordeste, reduto histórico do petista, a aprovação saltou de 38% para 45%.
Metodologia
A pesquisa Datafolha entrevistou 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades brasileiras entre os dias 9 e 10 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
More Stories
TCM aprova contas de 2023 da gestão Dailton Filho em Madre de Deus
PT de Lauro de Freitas realiza posse do novo diretório municipal neste sábado (13)
“Cheguei aqui para trabalhar, para estudar, e hoje recebo uma homenagem muito gratificante”, diz Adolpho Loyola ao receber Título de Cidadão de Salvador