O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Criança na UFBA incentiva brincadeiras sem consumo

 
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitu

Imagine um espaço onde as crianças podem brincar ao ar livre, com segurança, sem a pressão de atividades obrigatórias, mas com a presença de monitores prontos para auxiliá-las e sem necessidade alguma de que precisem consumir o que quer seja. Esse espaço existe em Salvador e consiste na proposta do Projeto Crianças na UFBA, que é realizado sempre no primeiro sábado de cada mês na Praça das Artes, em frente à Biblioteca Central, no Pavilhão de Aulas de Ondina.
Essa edição, realizada no início da tarde de hoje(03), culminou com o encerramento do Enecult e, como nas edições anteriores, teve direito à lanche compartilhado e coletivo e diversas brincadeiras, além da presença de estudantes de intercâmbio que se transformaram numa atração à parte para as crianças que tinham vontade e curiosidade em conversar em outro idioma.
De acordo com uma das coordenadoras do Projeto, a professora do curso de Psicologia Juliana Prates, a proposta surgiu há quatro anos, depois de um Sarau Infantil realizado como atividade de mobilização, durante a greve de 2015. “Percebi como Salvador é uma cidade pobre em espaços públicos abertos e livres da pressão do consumo. Porque mesmo com todo esse litoral, por exemplo, qualquer praia, praça ou parque é possível gastar muito e nem sempre isso garante a qualidade da diversão para a criança”, completa a psicóloga.

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT ima

Sem telas
Presente na atividade desde a primeira edição, a servidora pública Clésia Miranda, 35, faz questão de trazer os três filhos sempre que a atividade é realizada. “Essa é uma oportunidade de tirá-los da frente das telinhas e telonas, possibilitando que eles interajam com outras crianças, num ambiente seguro e com bastante verde”, afirma, comemorando o fato de que o filho mais velho aprendeu a pular corda justamente numa dessas atividades.
Quem também comemora a oportunidade de se livrar dos eletrônicos é o professor Felipe Fortes, 42. “Aqui não é preciso ficar controlando o uso de celular e eles não reclamam o fato de que não estão com crianças com a mesma faixa de interesse”, diz, pontuando que é uma pena que não existam outras possibilidades similares de entretenimento. Ele pontua que mesmo as feiras e atividades em praças públicas terminam tendo um apelo de compra muito grande para a criança e termina sendo estressante para os pais que precisam negociar o que pode ou não pode ser consumido. “Moro na Pituba e, por vezes, qualquer ida a praça chega a custar R$200,00 por dia. Algo muito fora de propósito”, pontua.
Todos os sábados, o Crianças na UFBA chega a receber uma média de 100 crianças de idades diversas. Juliana conta que, se no início, a atividade terminava sendo frequentada apenas por servidores da própria Universidade, a divulgação boca a boca terminou possibilitando que outros grupos pudessem também aproveitar o espaço que é aberto para qualquer pessoa. “Minha filha passou para o fundamental dois e fui convidar os colegas dela para frequentarem o espaço e foi engraçado quando uma criança questionou: ‘mas para ir na UFBA não precisa fazer Enem?’(Risos)Não, não precisa. O espaço é aberto livre e está esperando para ser ocupado e cuidado”, reforça a coordenadora.

Nas redes
Vale destacar que o Criança na UFBA conta com a parceria do curso de Serviço Social e realiza parcerias diversas com cursos de extensão de outras unidades da Universidade, como Veterinária, Saúde Coletiva e Biologia, possibilitando que nas atividades de sábado haja feira de saúde, visita de animais diversos, entre outras atividades.
Além do lazer e da integração, o projeto também trabalha noções de sustentabilidade presente no cuidado com acondicionamento, descarte e reuso do lixo produzido e uma preocupação com preservação do meio ambiente, por meio das atividades de conservação ambiental realizadas no espaço da Praça das Artes. No espaço, as crianças também são estimuladas a dividirem o lanche e os brinquedos.
Para saber mais, acesse a página do Criança na UFBA https://www.facebook.com/criancas.uf/     

 

Correio / Carmen Vasconcelos