O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

COVID-19: comunicação digital impulsiona negócios em meio a pandemia

Instaurada há cerca de um ano no Brasil, a pandemia trouxe diversos desafios para os empreendedores. O isolamento físico obrigou todos a se adaptarem, pensando novas formas de trabalhar e se comunicar com seus clientes, uma verdadeira entrada sem ensaios no mundo online em prol da continuidade dos seus negócios.

Atualmente, cerca de 134 milhões de pessoas são usuárias de internet no Brasil e 90% dessas fazem uso diário da rede, segundo a pesquisa TIC Domicílios. Neste sentido, o investimento no ambiente digital se tornou essencial para os que desejam prosperar no mercado. Apesar disso, o processo “forçado” de migração para o online esbarrou na falta de familiaridade com o ambiente e tendências, o que torna essa adaptação ainda mais complicada.

Com a nova realidade e o grande número de negócios migrando para o universo digital, foi necessário reestruturar estratégias para se diferenciar no mercado e conseguir despertar o interesse de consumidor. Segundo a plataforma de comunicação em nuvem Twilio, desde o início da crise de saúde mundial a comunicação acelerou seis anos as técnicas estudadas. Neste sentido, cresce a comunicação humanizada: estratégia que tem o foco no humano, sociedade e cultura.

Através dessa realidade nasce a Áscua, uma Agência de Comunicação que visa apresentar novos caminhos para uma comunicação mais consciente, contribuindo para construção de uma rede online autentica. Tainá Lima e Karoline Moreira, idealizadoras do projeto, atuam com foco na comunicação digital e humanização de narrativas, e contam um pouco da trajetória de empreender em meio a pandemia.

“Nós acreditamos na humanização como motor para o desenvolvimento e, como empreendedoras, nos vimos no meio do circuito. O comportamento do consumidor mudou, hoje ele filtra, analisa e deseja criar conexões com os valores de determinada marca. Nossos clientes, cientes o ambiente digital é uma ferramenta poderosa para o crescimento de seus negócios, escolheram usar essa transformação comportamental ao seu favor”, conta Tainá Lima, jornalista e diretora estratégica da Agência Áscua.

Como um impulsionador, uma comunicação digital assertiva pode significar a sustentabilidade de um negócio em meio ao isolamento social. “Na internet que acreditamos, não bastam likes e número de seguidores para avaliar a aderência da sua estratégia de comunicação. O nosso trabalho fomenta a construção de discursos próprios, que geram reflexão e mudanças.  Não basta uma presença online ativa, é preciso alinhar sua produção às necessidades do público”, completa Karoline Moreira, jornalista e consultora criativa da Áscua.

Apesar de ainda estarmos tomando consciência sobre a extensão dos reflexos da COVID-19, uma questão é certa: o mundo nunca mais será o mesmo após a pandemia. As pessoas repensaram hábitos de consumo e buscam por experiências e identificação. Da mesma forma, os negócios têm experimentado novas formas de atuar e de se comunicar, fatores que também tem moldado os mercados. O que está adiante é um mundo transformado, certamente mais digital, mas não menos humanizado.

Karoline Moreira e Tainá Lima são jornalistas e atuam com foco na comunicação digital, projetos criativos e humanização de narrativas.