
Com 55 casos confirmados, a cidade de Candeias pode se tornar o centro da pandemia de COVID-19 na Região Metropolitana é o que diz o matemático João Marcelo Rocha. O pesquisador alerta que com boletim divulgado na noite desta segunda-feira, a Prefeitura de Candeias-BA confirmou através de suas mídias sociais o 55° caso da doença – 4 a mais do que o registrado dois dias antes (em 09/05/2020, sábado).
A cidade passou a contar, dessa forma, com aproximadamente 1% do número total de casos – Número muito alto se considerarmos o fato de que o município concentre apenas 0,57% da população do estado. Trata-se de quase o dobro do que deveria proporcionalmente apresentar.
Candeias possui também, segundo análise, como a maior taxa de incidência entre as cidades da RMS: 1 a cada 1.500 de seus moradores possui a doença. Camaçari, por exemplo, apresenta 1 caso a cada 4.054 habitantes. Isso significa que a probabilidade de encontrar um indivíduo infectado pelo vírus em Candeias e, consequente, ficar doente, é mais de duas vezes maior do que a do mesmo fato ocorrer em Camaçari
Candeias também apresenta uma taxa média de propagação da COVID-19 muito maior do que os 5% almejados pela Secretaria de Saúde do Estado. Aqui, nos últimos 6 dias, a taxa de crescimento superou os 12% ao dia. Só no dia 07/05/2020 esse percentual atingiu a marca de 32%.
Em projeção realizada pelo próprio João Marcelo, no início do mês de abril e publicada pelo Resenha de Notícias, especulava-se que Candeias alcançaria, se mantida a velocidade de propagação do vírus e as condições sanitárias da época, 37 casos em 07/05/2020 (última quinta-feira). Os dados divulgados pelo município na data, no entanto, superaram o previsto: a cidade tinha 39 indivíduos que testaram positivo para o vírus.
A mesma projeção aponta para 275 casos testados e confirmados em 27/05/2020.
Se mantida a taxa de letalidade do vírus registrada no estado da Bahia, a cidade pode vir a apresentar, infelizmente, até 10 óbitos no pico da doença.

Para que esse quadro não se efetive de fato as participações da população e do poder público são indispensáveis.
Até o presente momento a população de Candeias parece não ter ainda compreendido a gravidade do quadro mundial que a ela se apresenta. Aglomerações são vistas quase todos os dias em mercados e mini mercados, padarias, bancos e casas lotéricas. Parte considerável das pessoas que vão a esses lugares não utilizam máscaras, não portam álcool gel e não mantém o distanciamento mínimo de 1-1,5 metros.
Para João Marcelo, a Prefeitura do município. Embora tivesse emitido alguns decretos de não funcionamento de estabelecimentos, precisa ser mais rígida com fiscalização para que a população e os próprios estabelecimentos possam cumprir efetivamente os decretos e manter o distanciamento social.
É preciso mais cuidado, mais zelo, mais capacidade e, principalmente, mais empatia na cidade das luzes. Não precisa sair? Fique em casa! Candeias precisa de todos nós em saúde e vivos. Que Deus e Nossa Senhora das Candeias nos protejam.
More Stories
Orgulho de ser avós de uma Joia, Um Dia dos Avós para guardar no coração!
Filho de Candeias, Sr. SinéZio, reencontra os netos Alice Bianca e João após 22 anos no Domingão do Huck
Mortes violentas aumentam em Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo em 2024