O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Contra exploração sexual infantojuvenil, operação ‘Caminhos Seguros’ é deflagrada em Candeias com Blitz Educativa

 

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) com o apoio da DEAM Candeias, do CRAM e Conselho Tutelar, promoveram uma blitz educativa na manhã desta quinta-feira (18) para conscientizar e alertar a população sobre a campanha nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

A ação foi realizada em alusão ao Maio Laranja – mês dedicado ao alerta da sociedade sobre o combate à exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), ela acontece simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal e é realizada por órgãos de Segurança Pública de todo território brasileiro, com apoio dos Conselhos Tutelares.

A atividade foi realizada na praça Irmã Dulce, centro da cidade, mobilizando toda equipe do CREAS, envolvendo assistentes sociais e psicólogos, além da delegada, investigadores de polícia, conselheiros tutelares e agentes de trânsito que acompanharam a atividade.

“Estamos aqui mobilizados e atuando em conjunto com a rede de proteção à criança e ao adolescente, numa atividade que também tem caráter educativo e que é extremamente importante para aumentar o engajamento e a conscientização de que qualquer suspeita de exploração ou abuso de crianças e jovens deve ser denunciada para que possamos investigar e solucionar o caso. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia mantém o Disque Denúncia pelo 181, onde a ligação é gratuita e as informações fornecidas podem ser feitas em total anonimato bem como o disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania”, pontuou a Delegada titular da DEAM, Dra. Érica Guimarães.

DADOS:
A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. 80% dos abusos acontecem dentro de casa. 1 em cada 3 a 4 meninas será vítima de abuso ou exploração sexual antes dos 18 anos, entre os meninos 1 em cada 6 a 10. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.