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Conselhos para lhe auxiliar na escolha de um bom ponto comercial em Salvador

 

Muitos empreendedores ficam tão entusiasmados com o lançamento de seu novo empreendimento que deixam de investir o tempo necessário para encontrar o local certo para fazer funcionar um ponto comercial.

Mas, como a imagem da sua empresa e sua localização estão intimamente ligadas, encontrar o lugar certo para abrir uma loja pode ser fundamental para o seu sucesso!

Se você trabalha com varejo ou hospitalidade, pense na localização da empresa do ponto de vista de seus clientes. Por exemplo, um grande espaço de varejo em uma área industrial pode ser acessível, mas pode não atrair negócios suficientes. Por outro lado, se o seu negócio envolve fabricação, atacado ou venda estritamente pela internet, a seleção de um local não dependerá da visita dos clientes à sua empresa, podendo não precisar de muitas funcionalidades e decoração, por exemplo – mas requerendo espaço para estoque e equipamentos.

Com base na necessidade de se escolher um ponto comercial específico, este post apresenta algumas dicas para tornar um pouco mais fácil escolher o melhor local para sua empresa. Acompanhe a seguir!

1. Conheça o seu negócio
Compreender as necessidades do seu negócio é o primeiro passo para encontrar um local. Os clientes irão visitar sua localização? Você antecipa negócios imediatos ou os clientes ligam para marcar um horário? A sua empresa utiliza recursos naturais? Como seus produtos são entregues? Seu negócio envolve produtos químicos ou ruído excessivo que podem estar dentro das restrições de zoneamento? Faça uma lista das necessidades específicas do seu negócio.

2. Defina quem são os seus clientes
Você precisa identificar quem são seus clientes e como melhor atender às necessidades deles. Se você estiver mudando uma operação comercial para uma nova cidade ou área rural, descubra o máximo possível sobre as tendências populacionais dessa cidade. Você também pode entrar em contato com agências locais e estaduais para obter suas contribuições. Depois de coletar o máximo de informações possível, comece a criar seu próprio perfil demográfico. Depois de saber quem está tentando alcançar, você pode determinar onde tem mais chances de encontrar clientes. Por exemplo, se você estiver abrindo um centro pós-escola, você desejará abri-lo em uma área que não só tenha muitas famílias, mas também um grande número de famílias com duas rendas. Uma boa pesquisa o ajudará a encontrar esse local.

3. Obtenha informações sobre a região
Antes de decidir abrir uma loja em algum lugar que esteja com um ponto comercial à venda em Salvador, investigue a região. Leia alguns dos jornais locais. Visite a biblioteca e faça pesquisas sobre a história do lugar. Fale com outros proprietários de pequenas empresas na área. Pergunte a eles se o negócio deles está indo bem e se eles acham que seu negócio daria certo. Tente descobrir o quão receptiva a comunidade empresarial estabelecida é para novos negócios que chegam à cidade. Para muitas empresas, o tráfego de pedestres é muito importante. Ninguém quer ficar escondido em um canto onde os clientes em potencial vão passar por ele. Por outro lado, se o seu negócio precisa de sigilo, você deve optar por uma área de baixo tráfego.

4. Estude a concorrência
Para algumas empresas, isso pode não importar, mas se você estiver abrindo um negócio de varejo, um restaurante ou uma operação voltada para serviços, você vai querer saber quantas empresas semelhantes estão localizadas nas proximidades. Algumas regiões apresentam áreas com vários negócios semelhantes, com dezenas de restaurantes ou lanchonetes em um determinado quarteirão, por exemplo. Mas pode ser que você possa não querer nenhum competidor nas imediações. A chave para isso é determinar se você pode ganhar participação de mercado o suficiente. Faça uma análise competitiva e, se avaliar os concorrentes, veja se consegue obter uma vantagem competitiva oferecendo algo que seus concorrentes não oferecem. Se você estiver se mudando para uma área com forte concorrência, considere o tráfego e a acessibilidade.

5. Verifique possibilidade de estacionamento e facilidades
Antes de escolher seu novo ponto comercial para alugar Salvador ou comprar, considere o tráfego e a acessibilidade da região. Esses fatores serão mais importantes para algumas empresas do que para outras. Se sua empresa não tem clientes dirigindo até sua localização, o tráfego e a acessibilidade são um problema apenas para seus funcionários. Mas estacionamento, tráfego de pedestres, tráfego de automóveis e acessibilidade na calçada são coisas importantes a se considerar, pois o quanto mais comodidade houver, mais facilidade dos clientes irem ao seu negócio haverá para consumirem seus produtos e serviços!

6. Avalie o edifício ou centro comercial
Antes de assinar qualquer tipo de contrato de aluguel ou contrato de compra imobiliária, pergunte-se algumas questões importantes sobre o estado do espaço que está considerando. Qual a idade do prédio? Quantos anos tem o telhado? Está tudo de acordo com o código de segurança e do corpo de bombeiros? O sistema elétrico melhorou recentemente? Ele pode atender às suas necessidades tecnológicas? Fique atento a todos os detalhes para verificar se as características do seu tipo de negócio se ajustam às qualidades do imóvel desejado.

7. Equilibre o custo com outros fatores do seu empreendimento
Obviamente, o custo do local é importante a ser considerado, mas certifique-se de olhar o quadro geral também. Por exemplo, não importa o quão atraente o preço de um site possa ser, se seus clientes não puderem chegar lá facilmente ou se a infraestrutura não puder suportar o cabeamento necessário para sua empresa de Internet, seu negócio provavelmente não durará muito. Gastar mais em uma boa localização provavelmente compensará no longo prazo com muitas possibilidades de negócio.

8. Levante o histórico de outros comércios que haviam na região
Antes de começar a procurar um local para a empresa , você deve ter uma ideia clara do que possui e do que deseja ter no futuro. Criar essa imagem é um processo demorado, tedioso e empolgante – mas você precisa dar a ela a atenção que merece. Embora muitos erros comerciais possam ser corrigidos posteriormente, às vezes é impossível consertar um contrato complexo e mal feito. Portanto, fique sempre atento aos detalhes, estabeleça suas necessidades e certifique-se de perguntar sobre inquilinos anteriores antes de assinar qualquer coisa.

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