O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Conheça os deputados estaduais mais influentes e populares no Facebook; Talita Oliveira (PSL) e Jacó (PT) se destacam!

A  segunda edição do estudo sobre a influência e popularidade dos deputados estaduais baianos no Facebook, realizado pelo LabCaos, traz análise da performance dos parlamentares nas redes sociais. A pesquisa analisou as páginas dos 63 membros da Assembleia Legislativa da Bahia para elaborar o ranking de influência – de acordo com o volume das conversações geradas pelos parlamentares – e o ranking de popularidade – que mede a quantidade da base de fãs registrada por cada deputado.

Clique para fazer o download do estudo na íntegra

De acordo com o estudo do LabCaos, o presidente da (ALBA), Nelson Leal (PP), foi o que registrou o maior crescimento na taxa de engajamento e a deputada estadual, Talita Oliveira (PSL), foi a que registrou o maior crescimento de novos fãs no Facebook, entre maio e julho. “O estudo integra as pesquisas que realizamos sobre democracia digital, governo eletrônico e atuação política nas redes sociais”, explica o fundador do LabCaos, Yuri Almeida.

Em termos de influência, o deputado Nelson Leal (PP) lidera o ranking com taxa de 31.27%%, seguido pela deputada Talita Oliveira (PSL), com 13,99%, Jacó (PT), com 10.4%, Kátia Oliveira (MDB), com 7.18% e Jurailton Santos (PRB), com 5.43%, ocupam as cinco primeiras posições no ranking de engajamento.

Já quando o assunto são os deputados mais populares, o cenário é diferente. A liderança é de Marcell Morares (PSDB), com 246.244 fãs, seguido por Capitão Alden (PSL), com 220.723, Jânio Natal (Podemos), com 127.313, Fabíola Mansur (PSB), com 68.906 e Paulo Câmara (PSDB), com 65.851.

Para o professor Yuri Almeida o estudo é importante para revelar quais deputados fazem o melhor uso das redes sociais. “O mais importante são as conversas que os deputados conseguem gerar com os cidadãos nas redes sociais. A internet é um ambiente propício ao diálogo e exercício da cidadania, por isso os parlamentares devem ampliar a sua presença na internet”, defende o responsável pela pesquisa.


Estudo
Realizado entre 1 de maio a 31 de julho de 2019, o estudo foi feito a partir dos dados públicos disponibilizados pelo Facebook. Após raspagem, os dados foram estruturados e analisados pelo LabCaos, hub especializado em ciência de dados e gestão de mídias sociais. O estudo integra uma série especial sobre a presença e atuação dos parlamentares e instituições baianas nas redes sociais. O primeiro estudo foi realizado com os dados de 04/02/2019 (data da abertura dos trabalhos legislativos) até o dia 30/04/2019 e pode ser visto neste link.

A próxima publicação será sobre a atuação dos deputados federais baianos.