O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Conheça mais sobre Caboto um dos lugares mais lindos de Candeias !

 

Para promover o povoamento das terras do Brasil de forma lucrativa, para os portugueses, resolveram-se doar sesmarias, imensos lotes de terras, de tamanhos variáveis.
Em Candeias, a primeira sesmaria foi concedida em Caboto, em 1560, ao português Sebastião Álvares, Homem influente, que ostentava o título de cavalheiro da casa do rei de Portugal.
A região de Caboto foi uma das primeiras da Bahia e do Brasil a assistir ao florescimento da economia açucareira. Foi aqui onde tudo começou, com escravos trazidos da África pelos portugueses, sendo os mesmos eram obrigados a trabalharem nos engenhos de cana-de-açúcar rendendo assim lucro para os seus chefes, e sendo também que os escravos passavam por diversas torturas, a ponto de não suportar e atravessar o canal do rio Caboto a nado quando eram ameaçados pelos brancos, tendo acesso aos arraiais de ilha de Maré, achando assim o esconderijo como refúgio.

O Distrito é herdeiro da antiga freguesia que no passado tinha duas irmandades, uma composta de negros e outra composta de brancos; Caboto é um distrito À beira-mar onde você encontra vários restaurantes e bares que fornecem pratos de frutos do mar como: moqueca de siri, moqueca de peixe, catado de caranguejo, peixe frito, ostra, sarnambi e outros mais. Na atualidade é dos distritos com maior potencial turístico de Candeias.
Caboto é uma vila de pescadores e de pessoas simples onde a maioria deles vivem da pesca, mas a partir dos anos de 1970, com algumas indústrias que se instalaram no local, alguns estão dando prioridades em trabalhar nas mesmas, visando uma melhoria de salário, e pesca para esses, ficou como uma distração, um lazer ou renda extra.
No local acontece também diversos eventos como: Etapas de Campeonatos baiano de maratonas aquáticas (Travessias a nado), clube do opala (Apresentações de diversos automóveis opala a passeio), grupos de ciclismos, o fuscaboto (evento promovido pelo clube de fuscas da Bahia) e outros que não citarei nessa postagem.
Mas Suplico às autoridades de nosso município que cuidem desse lugar, pois está abandonado, principalmente o engenho Caboto, que até casas estão construindo ao lado desse monumento histórico, necessita de ser conservado e não destruído, e vamos acreditar na reforma do engenho freguesia e que não demore por muito.
Na Imagem mais abaixo, você avista a Bica, com vista bastante agradável; aqui é onde o povo do distrito de caboto costuma passar algumas tardes se banhando e de preferência em companhia de alguém; É um lugar bem sossegado e pertinho do museu Wanderley Pinho. O que falta no lugar, é um investimento por parte do poder público de Candeias, um tratamento merecido a Caboto, pois, é um lugar bastante agradável para quem visita e até mesmo para quem Reside.

 

 

http://www.candeiasbahia.net/