A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, revelou nesta terça-feira (28) a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante a entrega do 12º Prêmio de Boas Práticas no Serviço Público Estadual, realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
“Estou muito dedicada à gestão. Vocês estão vendo o trabalho — estamos na semana do SAEB, que é a avaliação que define o resultado do indicativo do IRDEB. Tenho me concentrado nessa agenda de entregas na educação e nos bons resultados que estamos colhendo na Bahia. Naturalmente, como militante e filiada ao Partido dos Trabalhadores, essa pauta chega até mim. O que tenho dito a todos é que, se for uma determinação do partido e um entendimento do governador, para ajudar na reeleição, estarei sempre à disposição”, afirmou.
Durante o evento, Rowenna também rebateu as declarações do deputado federal Arthur Maia (União Brasil), que criticou os programas sociais do governo Lula, classificando-os como “curral eleitoral”.
“Hoje vivemos um momento muito especial na Bahia, com altos investimentos na educação. O estado é um dos que mais investe na área e tem apresentado resultados expressivos no Enem. A Bahia é o terceiro estado com o maior número de estudantes ingressando na universidade por meio do exame. Acho que é exatamente por isso que algumas pessoas demonstram essa inquietação — estamos invertendo a lógica. Os mais pobres estão chegando ao ensino superior através do Enem”, pontuou.
Rowenna destacou ainda o avanço da educação baiana e lembrou sua trajetória pessoal: “Sou ex-estudante da escola pública, professora da rede estadual e formada por uma universidade pública. Diria ao deputado que ele precisa pisar o pé em uma escola estadual para ver de perto o trabalho que estamos realizando e como estamos transformando a vida dos estudantes na Bahia.”
Com resultados expressivos na educação e forte presença pública, o nome de Rowenna Brito tem ganhado destaque nos bastidores políticos como uma possível candidata em 2026. Apesar disso, ela garante que o foco segue sendo a educação da Bahia.



More Stories
Prefeitura de São Francisco do Conde esclarece que valor recebido da Acelen foi de R$ 23,9 milhões, e não R$ 79 milhões
Prefeito Antônio Calmon garante pagamento das bolsas estudantis e discute planejamento financeiro para 2026