Transformar a atual realidade da educação básica, em Candeias, deve ser a meta principal em que município inicia nesta segunda-feira, 27, mais uma ano letivo na rede municipal de ensino.
Conforme dados recentes do IDEB, Candeias tem o pior índice da Região Metropolitana de Salvador, no Fundamental II, com a nota 3,2, muito abaixo da média nacional, que é de 5,1, nos anos regulares do 5° ao 9º ano.
Neste intuito, o município realizou investimentos estruturais, em boa parte das escolas, que irão abrigar cerca 8 mil alunos que estudam neste período educacional, em Candeias.
Porém, mais do que isso, Candeias necessita de um verdadeiro e essencial desenvolvimento na Educação, para que haja o fortalecimento da rede ensino e seus agentes, e ainda, possibilite a transformação da realidade na vida dos estudantes de Candeias.
Para isso, é necessário que contenham metas claras na valorização dos profissionais e alunos, além de buscar o envolvimento da comunidade em torno do projeto escolar, onde recalcular a rota, significa sair do feijão com arroz, que é proposto pela atual secretaria de Educação, no qual o debate sobre a educação, fica restrito aos muros dos profissionais da SEDUC, onde boa parte, não se sentem valorizados, tampouco participantes do projeto educacional, ficando apenas em ser executores de ordens.
Como dizia o mestre Paulo Freire: “O diálogo é o encontro entre os homens, mediatizados pelo mundo, para designá-lo. Se ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo, os homens o transformam, o diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens encontram seu significado enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial”. Por isso, neste sentido, cabe a secretaria de Educação envolver mães, pais, associações, igrejas, setores empresariais entre outras instituições que podem contribuir, na perspectiva de elaborar um grande e importante pacto em prol do desenvolvimento educacional em Candeias. Para que, não somente exista a elevação nos números do IDEB, no município, mas também a confiança dos pais e a sociedade em geral, na educação pública de Candeias, pois em muitos dos casos, é um dos fatores na evasão familiar do município, como por exemplo, a educação inclusiva existentes em outras cidades como Lauro de Freitas e Camaçari, que fazem diversas famílias se mudarem para essas cidades por encontrar uma educação inclusiva com maior qualidade, ao mesmo tempo, que em Candeias, a educação inclusiva continua sendo praticamente ou até mesmo inexistente, o que dificulta na evolução dos alunos com essa realidade, em relação aos demais, fazendo com que pais e mães estejam diariamente nas escolas para que seus filhos possam ter alguma evolução educacional.
*Encontrar parceiros*
Investir na educação, significa também envolver e conhecer as potencialidades das comunidades, no prática do ensino escolar, por isso, uma boa saída é encontrar parceiros externos que fortaleçam e contribuam com as potencialidades dos adolescentes candeienses. Como exemplo, o projeto em que Unigel realiza na Caroba, no qual os jovens da comunidade, são inseridos ao conhecimento industrial, logo no fundamental II, para que suas potencialidades sejam afloradas ou descobertas no início da adolescência. Porém, para as outras comunidades, envolver a tecnologia, a agricultura familiar e o esporte, também são boas alternativas na inserção dos jovens alunos na descoberta de potencialidades.
Outro ponto forte, é dialogar com o sindicato para saber às principais reivindicações da categoria municipal, no intuito de construir um caminho resolutivo para o pagamento dos precatórios dos profissionais da educação, bem como, o cumprimento do plano de nível que é previsto na lei.
Enfim, nesta segunda-feira, 27, começa mais um ano letivo, repleto de esperanças para os alunos de Candeias possam ter uma educação mais forte e de qualidade!
More Stories
Candeias: Prefeitura comemora Dia Mundial de Conscientização do Autismo e anuncia ampliação da Clínica Querer Bem
UNIPAR INAUGURA FÁBRICA PARA ATENDER SANEAMENTO E SETORES DE HIGIENE E LIMPEZA DO NORDESTE E ANUNCIA QUE IMPLANTARÁ NOVOS EQUIPAMENTOS PARA PRODUÇÃO FOCADA NO AGRONEGÓCIO
Caetano fala em reconstrução de Camaçari nesses quase 100 dias de governo