Com o governo Lula, o Brasil registrou uma taxa de desemprego de 6,2% no trimestre encerrado em maio de 2025, segundos dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor índice já apurado para o período na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012.
O resultado representa uma queda em relação aos 6,8% registrados nos três meses até fevereiro, e ficou abaixo da mediana das estimativas do mercado financeiro, que era de 6,3%, segundo levantamento da Bloomberg. O intervalo das projeções seria de 6,2% a 6,7%.
Apesar do aumento da taxa básica de juros (Selic), promovida pelo Banco Central para conter a inflação, o mercado de trabalho tem demonstrado resiliência. “Observando os dados, é claro que o mercado de trabalho continua avançando, continua resistindo a essa medida [juros altos]”, afirmou William Kratochwill, analista da pesquisa do IBGE.
O número de pessoas empregadas no Brasil chegou a 103,9 milhões, maior patamar da série histórica para trimestres encerrados em maio, com aumento de 1,2% em relação a fevereiro, o que representa mais 1,2 milhão de pessoas trabalhando no país.
O nível de ocupação ficou em 58,5%, percentual que mede pessoas com 14 anos ou mais empregadas em relação à população em geral. Esse índice é o próximo recorde de 58,8% registrado até novembro de 2024.
Registros
Segundo o levantamento, entre os segmentos de trabalhadores, o setor formal teve destaque.
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 39,8 milhões, batendo novo recorde. Também houve um grande número de trabalhadores por conta própria, que atingiu 26,2 milhões, e nossos trabalhadores no setor público, que somaram quase 13 milhões, também um recorde da série.
Com isso, o contingente de sempregados caiu para 6,8 milhões, o menor já registrado para o trimestre até maio. Em relação a fevereiro, houve uma queda de 8,6%, o que representa 644 mil pessoas que menos procuram emprego.
Para Kratochwill, os dados refletem um desempenho positivo da economia. “A atividade econômica em um bom caminho, o que vem contribui para a redução do desemprego”, disse.
More Stories
Jerônimo destaca liderança da Bahia na revolução energética, durante apresentação de primeiro carro elétrico montado na fábrica da BYD, em Camaçari
Presidente da Câmara Rosana de Bobó destaca participação popular de Candeias na luta do 2 de Julho
“Celebrar o 2 de Julho é reconhecer que a independência do Brasil se firmou aqui”, destaca Eriton Ramos