A tendência CNB de Todas as Lutas, corrente interna do Partido dos Trabalhadores (PT) e setor da ala majoritária do partido, realizou neste sábado (25) seu seminário estadual, em Salvador. O encontro reuniu lideranças políticas, militantes e representantes de movimentos sociais para discutir conjuntura, organização interna e articulações estratégicas para o próximo período.
A mesa de análise política contou com a presença de Luís Dulci, ex-ministro do governo Lula e considerado um dos principais formuladores do PT; do deputado estadual Marcelino Galo (PT-BA); e do dirigente estadual Jonas Paulo. O debate avaliou o cenário nacional, os desafios do governo Lula e os rumos da esquerda no contexto de fortalecimento das bases sociais e institucionais.
Na Bahia, a CNB de Todas as Lutas é conduzida por lideranças como Gutierres Barbosa (secretário nacional inter-religioso do PT), Petra Peron (secretária estadual LGBT), Ivan Alex (ex-secretário nacional de Movimentos Sociais), Taise Conceição (coordenadora estadual de Segurança Alimentar do PT/BA) e a professora e advogada Iêda Franco, diretora da Escola Luiza Mahin.
Uma das principais novidades do encontro foi o movimento de apoio ao professor e atual secretário da Casa Civil, Afonso Florence, para deputado federal. A sinalização representa um gesto de aproximação entre a CNB de Todas as Lutas e a corrente Democracia Socialista, da qual Florence é uma das principais referências. O dirigente mantém diálogo direto com o governador Jerônimo Rodrigues, reforçando o caráter estratégico da articulação no tabuleiro político petista.
O seminário também contou com a presença de nomes históricos do PT baiano, como o ex-prefeito de Itabuna Geraldo Simões e Benito Brasileiro, ex-secretário da Prefeitura de Senhor do Bonfim e atual assessor especial do governador.
Além das discussões políticas, o evento marcou um momento de reorganização interna da tendência, com foco no fortalecimento da relação com os movimentos sociais, o meio acadêmico e a construção de novos espaços de diálogo dentro do partido.
Encerrando o encontro em clima de confraternização, os participantes compartilharam um almoço especial no tradicional Restaurante Alaíde do Feijão, referência da culinária baiana e ícone da cultura soteropolitana. O gesto valorizou a identidade local e celebrou a dimensão cultural que acompanha a história do PT na Bahia.



More Stories
Lula venceria em todos os cenários e seria reeleito no 1º turno, diz pesquisa
Bahia alcança liderança em investimentos e reafirma compromisso com o desenvolvimento responsável, destaca Lídice da Mata
Bahia na frente: Niltinho diz que Jerônimo faz o dinheiro chegar a quem mais precisa