Pesquisadores da Case Western Reserve School of Medicine, dos Estados Unidos, afirmam que a semaglutida, o princípio ativo de medicamentos para diabetes tipo 2 e perda de peso como o Ozempic e Wegovy, não está associada ao aumento de pensamentos suicidas.
Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram os registros de saúde de aproximadamente 101 milhões de pacientes com diabetes ou obesidade cadastrados em todo o país e selecionaram 2 milhões deles a partir de critérios de inclusão específicos.
Em artigo que teria sido enviado à revista Nature Medicine para a revisão de pares e eventual publicação, eles dizem não ter encontrado provas que apoiam a suspeita.
Polêmica em torno da semaglutida
A semaglutida é um agonista de GLP-1, o hormônio que promove a sensação de saciedade e otimiza a produção de insulina no sangue.
A suspeita que a substância poderia estar relacionada ao aumento de pensamentos suicidas entre os usuários fez com que órgãos internacionais, como a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, lançassem investigações sobre os potenciais perigos do medicamento.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história