A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou na quinta-feira, 19, que cidades baianas possam aplicar a 2º dose da vacina contra a Covid-19 para moradores de outros municípios, de qualquer estado brasileiro.
Antes da decisão ser sacramentada, ficou assegurado o direito a reposição das doses dos municípios que aplicarem a segunda dose a moradores de outras cidades.
“Todos os municípios, conforme até a orientação do Ministério da Saúde, poderão aplicar a segunda dose de pessoas que tomaram a primeira dose em outros municípios ou outros estados”, disse a secretária de Saúde de Madre de Deus, Stela Souza.
O objetivo é que não hajam atrasos durante a imunização, com o vacinado apresentando justificativas para tomar a segunda dose em outra cidades que não a que reside.
“A própria Sesab garantiu para nós que os municípios que tiveram um número muito grande de pessoas que vieram de mudanças ou estão em tratamento de saúde que estejam no seu município e tenham tomado a primeira dose em outro município, poderão encaminhar essa listagem com a justificativa de que será reposta”, explicou Stela.
De acordo com a Sesab, a mudança foi definida durante reunião da CIB em que também foi confirmada a destinação das 715 mil doses de vacinas previstas a chegar na Bahia nesta sexta-feira, 20. Do total, 80% serão destinadas conforme critério populacional e 20% como fator de correção para aqueles municípios que ainda não conseguiram chegar à faixa abaixo dos 25 anos.
More Stories
Operação prende empresário suspeito de encomendar incêndios na BA; prejuízo foi de R$ 15 milhões
Operação termina com 35 suspeitos de integrar facções criminosas presos na Bahia
Esposa de Lucas Paquetá tira joias com receio de ser assaltada no Pelourinho: ‘medo de alguém vir e arrancar minha orelha’