Nesta quinta-feira (11), o secretário de Relações Institucionais do Estado, Adolpho Loyola, recebeu o título de cidadão soteropolitano, durante sessão solene realizada no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador. A cerimônia contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues, do presidente da Casa, vereador Carlos Muniz, do proponente da honraria, vereador João Cláudio Bacelar, e outras autoridades.
“Ter minha mãe e minha esposa presentes mexe muito comigo. Cheguei aqui para trabalhar, para estudar, e hoje recebo uma homenagem muito gratificante. Nunca foi minha pretensão, mas é um sonho realizado estar aqui hoje com tantos amigos, políticos e companheiros do movimento estudantil”, declarou o secretário.
Loyola lembrou, ainda, que sua trajetória inclui passagens pela Câmara dos Deputados, pelo Ministério das Comunicações e pelo movimento estudantil, além da Revolta do Buzu. “Cada passo dessa caminhada ajudou a construir este momento. Esse título é um presente da vida”, comemorou.
O vice-governador Geraldo Júnior afirmou que a honraria coroou o trabalho de uma vida inteira. Ele lembrou da bagagem política de Loyola e de sua contribuição para a capital baiana. “Adolpho reúne todas as condições para honrar a Bahia e esta cidade. Ele ajudou a coordenar a nossa campanha vitoriosa em 2022 e sempre esteve à frente de políticas públicas nas áreas da educação, saúde e infraestrutura, deixando sua marca em projetos fundamentais”, afirmou.
Geraldo também destacou exemplos de realizações acompanhadas de perto por Loyola ao longo da carreira. Mencionou a revitalização do Centro Histórico, obras viárias, como a Via Expressa e a Avenida 29 de Março, além de investimentos na rede de saúde. “Salvador conta, hoje, com cinco maternidades estaduais, uma federal e duas policlínicas, em Escada e Narandiba, projetos nos quais Adolpho teve papel fundamental na idealização e acompanhamento”, ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Muniz, frisou que a homenagem foi aprovada por unanimidade. “Ele tem demonstrado competência e já fez muito, não só pelo povo de Salvador, mas por toda a Bahia.” Muniz lembrou que Loyola é, atualmente, o principal articulador político do governo estadual, promovendo encontros importantes para destravar problemas da capital. “Foi ele quem aproximou o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis em uma agenda decisiva para Salvador”, pontuou.
Proponente da honraria, o vereador João Cláudio Bacelar destacou que o título é uma das mais altas distinções concedidas pela Câmara. Segundo ele, Loyola se destacou por manter uma relação aberta com os vereadores e por participar diretamente dos grandes investimentos do Governo do Estado na cidade. “Essa homenagem é mais do que justa. Loyola tem uma postura de diálogo e sempre nos recebe com cordialidade”, afirmou.
Trajetória
Natural de Itanhém, Adolpho Loyola foi chefe de gabinete do governador e, desde 2024, é titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin). Iniciou sua militância no movimento estudantil, ocupou funções no Legislativo estadual, na Prefeitura de Belmonte e em órgãos do Governo Federal. Retornou à Bahia para coordenar a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e exerceu cargos estratégicos na Assembleia Legislativa. Em 2022, integrou a equipe de campanha e transição do governador Jerônimo Rodrigues.
More Stories
“Lado esquerdo e coração”: aliança anunciada na Ilha de Itaparica transforma abraço em forte cutucada; Vinícius e grupo marcham com Jerônimo e espetam ACM Neto
”Casamento de ACM Neto com Bolsonaro vai da urna à prisão” afirma Éden
PT de Lauro de Freitas realiza posse do novo diretório municipal neste sábado (13)