O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Centro POP continua dando assistência para moradores em situação de rua

A Assistência Social, do Município de Candeias, por meio do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP, continua com a abordagem social a pessoas em situação de rua. Em Candeias atualmente existe 100 pessoas em situação de rua e desde o dia 23 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Centro POP intensificou a entrega de alimentos e ofertou um abrigo provisório (Ginásio de Esporte), além de colchões, cobertores e kit de higiene.

De acordo com a coordenadora do Centro, Dinorá Santos, durante o período de COVID-19, estão sendo realizadas além da alimentação noturna, abordagens psicossociais. São feitas também intervenções com pessoas em situação de rua, na tentativa de que recuperem seus vínculos familiares. “Entregamos a alimentação todos os dias às 18h e neste trabalho que foi intensificado conseguimos também convencer 4 moradores de rua a regressarem para suas cidades de origem. Eles eram de Simões Filho, Salvador, Ilha de Vera Cruz e Vitória da Conquista”, pontuou e salientou que os moradores não quiseram se abrigar no ginásio, preferindo voltar para as ruas.

Todos os dias são entregues alimentos como sopa, pão e mingau seguindo um roteiro territorial aonde as pessoas costumam permanecer. Desde março até maio foram entregues o total de 409 kits de alimentação noturna no município. São distribuídos também álcool 70% e máscara.

Centro POP

Dentre as principais atividades desenvolvidas normalmente pelos Centros POP, podem ser destacadas: orientação e apoio para obtenção de documentação pessoal, encaminhamento para a rede de serviços socioassistenciais, encaminhamento de usuários-dependentes de substâncias psicoativas para serviços da rede de saúde, encaminhamento para outros serviços da rede de saúde, entrevista individual e/ou familiar, acolhida e escuta inicial, encaminhamento para órgãos de defesa de direitos (Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar etc.), estudo social, visitas domiciliares, mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio, busca ativa, ações/iniciativas voltadas ao acesso ao mercado de trabalho (encaminhamento para capacitação profissional/curso profissionalizante e encaminhamento para programas de geração de trabalho e renda, por exemplo), entre outras.

Vale ressaltar que neste momento de Pandemia os encaminhamentos para os órgãos estão suspensos.