Estudos recentes apontados pelo Centro de Valorização a Vida em municípios onde existiam pontes com alto índice de quedas propositais, houve diminuição nas taxas de tentativas de quedas, após a colocação de telas no entorno das pontes.
Segundo o Centro de Valorização da Vida em Maceió, um dos locais do estudo, as telas são importantes por evitarem a prática do suicídio. “Devemos criar meios e políticas públicas que dificultem o acesso aos meios para cometer o suicídio. Essa ponte é estigmatizada por ‘ponte do suicídio’ e após a colocação das telas em 2020, foi constatado a diminuição na taxa de tentativas de suicídios no local.
Acreditamos no método utilizado como forma de minimizar e chamar a atenção para o problema. A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso”, disse a coordenação do CVV em Maceió.
“O suicídio é amplamente evitável. Diferentemente de muitas outras questões de saúde, as ferramentas para reduzir de forma significativa a maior perda trágica da vida pelo suicídio estão disponíveis. Com ação coletiva para reconhecer e tratar deste problema sério, bem como compromisso para intervenções eficazes, apoiadas por vontade e recursos políticos, a prevenção de suicídio de forma global é possível”, finalizou.
More Stories
Após descoberta de arquivos apagados, Cid chega para novo depoimento na PF
Após xingamento de Janja a Musk, Lula faz inédita reprimenda pública
Declaração final do G20 e aliança contra fome são vitórias bem demarcadas do Brasil