Dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira mostraram que o país tem mais templos religiosos do que escolas e hospitais somados. De acordo com a análise, são 580 mil locais de devoção a diferentes tipos de religião contra 264,4 mil instituições de ensino e 247,5 mil unidades de saúde. Entre os estados mais religiosos, estão, em primeiro lugar, o Amazonas, com aproximadamente um templo religioso para cada 68 domicílios; o Acre, com 69 na mesma proporção; e o Amapá, em terceiro lugar, com cerca de 79.
Com os dados, é possível indicar que a região Norte do país é a que tem mais igrejas e templos se comparado ao número de residências, com 459 para cada 100 mil habitantes. Ao todo, são 79.650 igrejas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Ainda nesse comparativo populacional, a região Sul – com os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – aparece com a menor proporção de estabelecimentos religiosos por 100 mil habitantes, com 226.
O Censo apresentou uma análise por tipos de endereços, indicando que a maior parte dos logradouros são propriedades particulares, como casas e apartamentos. Ao todo, as entrevistas contabilizaram 90,6 milhões de domicílios particulares. Em segundo lugar aparecem os estabelecimentos de outras finalidades, como lojas, prédios públicos e culturais, com 11,7 milhões. Aparecem ainda nos dados os estabelecimentos agropecuários, com 4 milhões; edificações em construção, com 3,5 milhões; e os domicílios coletivos (hotéis, presídios, pensões, asilos), com 104,5 mil.
More Stories
Casal que nasceu no mesmo dia morre no dia do próprio aniversário em SC
Pastor que disse que não gosta de pobre é acusado de usar igreja para lavar dinheiro
Despedida de Preta Gil será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro