Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por 17 votos a 9, a nova versão do parecer sobre reforma da Previdência, apresentado há duas semanas pelo relator Tasso Jereissati (PSDB-CE). Os parlamentares votam agora as emendas. Com informações da Exame.
A reforma altera o sistema de aposentadoria e outros benefícios previdenciários do país, como a pensão por morte. Entre outros pontos, a proposta vai fixar uma idade mínima para que o trabalhador possa pedir sua aposentadoria: ela é de 62 anos de idade para mulheres e 65 anos de idade para os homens. No caso dos cidadãos que já estão no mercado de trabalho, há regras para a transição entre o sistema atual e aos novos requisitos para a aposentadoria. Com as novas medidas, a expectativa do ministério da economia é de economizar R$ 876 bilhões de reais em dez anos.
A expectativa é de que a reforma seja votada em primeiro turno ainda nesta terça-feira(1º) pelo plenário da Casa.
A CCJ chegou a aprovar no primeiro parecer de Jereissati no dia 4 de setembro, por 18 votos a 7, mas as emendas de redação acolhidas pelo relator na ocasião fizeram vista ao texto pela Câmara dos Deputados, onde já foi aprovado em dois turnos.
Bahia.ba
More Stories
Jerônimo destaca liderança da Bahia na revolução energética, durante apresentação de primeiro carro elétrico montado na fábrica da BYD, em Camaçari
Presidente da Câmara Rosana de Bobó destaca participação popular de Candeias na luta do 2 de Julho
“Celebrar o 2 de Julho é reconhecer que a independência do Brasil se firmou aqui”, destaca Eriton Ramos