Na tarde de ontem, sábado (27) o Bloco Afro Bankoma realizou a oitava edição do Ensaio Mauanda Bankoma, último antes do Carnaval, e levou como convidado especial o cantor Carlinhos Brown. Realizado tradicionalmente no Pelourinho, este ano o ensaio aconteceu no Parque Ecológico de Lauro de Freitas, em Vilas do Atlântico, às 14h.
Essa não foi a primeira vez que o Cacique participa de um ensaio do Bankoma. Além dele, outros nomes da música baiana também já fizeram a troca de experiências da cultura de matriz africana – Ana Mameto, Banda Didá, Ilê Aiyê, Muzenza, Malê de Balê, Juliana Ribeiro, Will Carvalho.

Termo de origem bantu-kikongo, Bankoma significa povo negro reunido em festa, e Mauanda rede, o que justifica o nome do encontro que tem como objetivo promover integração intercomunitária dos terreiros e população, e dar visibilidade a essa cultura tão forte no município. Além da beleza das fantasias e da dança, o Bankoma leva para o encontro um museu que conta a história do bloco, a loja de roupas e acessórios, e quitutes da culinária africana.
O Bankoma surgiu, em 2000, com as oficinas criativas e artísticas no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Lauro de Freitas. Com 2 mil associados, o Bankoma se consagrou no Carnaval de Salvador, onde desfila sempre nas quintas-feiras e sábados. Na Quarta-Feira de Cinzas o bloco reverencia o povo e a cidade de Lauro de Freitas com um desfile pelas ruas de Portão.
More Stories
Alexandre de Moraes cita Machado de Assis em decisão que determina tornozeleira eletrônica para Bolsonaro
Em pronunciamento, Lula fala em diálogo e garante defesa da economia
Bolsonaro é alvo de operação da PF em Brasília; Moraes determina uso de tornozeleira eletrônica