O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Cantor sertanejo diz que ‘samba é música de bandido’ e causa polêmica; VEJA VÍDEOS DO CASO

O cantor sertanejo César Menotti, da dupla com Fabiano, causou polêmica no mundo do samba com sua participação no programa Altas Horas deste sábado (2), comandado pelo apresentador Serginho Groisman. O sertanejo contou que, em todo show, têm pessoas que pedem música que a dupla não sabe cantar.

“Eu falei ‘desculpa, é que realmente a gente não sabe cantar nenhum samba’. E o Fabiano (disse) ‘e tem mais, na minha opinião, samba é música de bandido’”, contou Menotti fazendo a plateia rir.

 

O cantor e compositor Paulinho Mocidade comentou sobre o assunto ao SRzd. “O preconceito neste país é uma chama viva. As pessoas têm que respeitar todos os gêneros musicais. O Brasil é rico tanto pelo futebol como pelo samba. São as marcas deste país. Este rapaz tem que saber a importância do samba e tem que entender a contribuição de Martinho da Vila, Noel, Dona Ivone Lara, Guilherme de Brito, Zeca Pagodinho, Pixinguinha, Beth Carvalho. Eles (os sertanejos) têm o poder econômico muito forte e muitos artistas compram a mídia para tocar suas músicas. Mas será que fazem a maior festa do mundo, que é o Carnaval? Não tem jeito…ele já bateu de frente. Isto vai acompanhá-lo para o resto da vida”.

O compositor Cláudio Russo, autor consagrado das escolas de samba e um dos autores do samba da Paraíso do Tuiuti de 2018, também lamentou. “A despeito de uma simples brincadeira, a dupla sertaneja comete preconceito e discrimina a maior expressão de nossa música, o samba. Preconceito semelhante às ‘brincadeiras’ com negros, pobres e gays. Lamentável”.

Para o compositor André Diniz, a declaração “dá pena”. “Não me causa surpresa e também não me causa indignação não. Dá pena. Eu ficaria surpreendido, indignado, se ouvisse um comentário desse do Renato Teixeira, do Almir Sater, de gente que, verdadeiramente, em sua obra, mostra conteúdo, senso crítico, alguma visão de mundo. Mas, vindo de quem vem, não me causa espanto mesmo”.

 

Já o intérprete Neguinho da Beija-Flor considerou a declaração “pura deselegância. E num momento que os brasileiros conscientes estão lutando contra todo tipo de preconceito. Lamentável saber que tem artista que ainda se comporta assim”.

Menotti grava vídeo pedindo desculpas

Após a repercussão negativa nas redes sociais, o cantor César Menotti gravou um vídeo para falar sobre o assunto. Ele pediu perdão para as pessoas que se sentiram ofendidas com a declaração: “Uma piada não é minha opinião sobre o samba, música que admiro e respeito profundamente”.

 

Fonte: SRzd

Créditos: SRzd