O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candidaturas laranjas levam à cassação de toda a chapa, decide TSE

O TSE aumentou o esquema de segurança para acessar o prédio do tribunal neste domingo

Publicado em 18/09/2019 às 07h53.

Candidaturas laranjas levam à cassação de toda a chapa, decide TSE

Decisão pode abrir precedente a ser aplicado nas investigações sobre o PSL em Minas Gerais e Pernambuco

Redação
Whatsapp
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta terça (17) que a presença de candidaturas de laranjas para fraudar a cota mínima de candidatas mulheres deve levar à cassação de toda a chapa eleitoral, com a perda do mandato dos eleitos.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a decisão foi tomada por quatro votos a três, em processo que julgou o caso de candidatas laranjas em coligação para o cargo de vereador na cidade de Valença do Piauí (PI).

De acordo com a publicação, esse foi o primeiro processo de fraude na cota de gênero julgado pelo TSE. A decisão pode significar um precedente a ser aplicado pelo TSE em casos de candidaturas laranjas em todo o país, como nas investigações que atingem a campanha de chapas do PSL em Minas Gerais e Pernambuco.

Fraudes com laranjas ganharam destaque após a Folha revelar um esquema de candidatas a deputada em Minas Gerais que receberam dinheiro público do PSL, tiveram votação pífia e repassaram parte dos recursos a empresas ligadas ao gabinete do atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, à época presidente estadual do PSL em Minas e que foi reeleito deputado federal em 2018. Ele nega irregularidades.

 

Bahia.ba